Águas do oceano recuaram no Equador! Algo mais está acontecendo?

Várias fotografias do fenômeno circularam nas redes sociais, que os usuários associaram ao fenômeno de recuo das águas que ocorre antes de um tsunami acontecer.

No entanto, o Instituto Oceanográfico da Marinha (Inocar) excluiu que poderia ser um tsunami.  Em uma declaração, eles explicaram que até sexta-feira, 5 de janeiro, haverá marés de sicigia ou aguajes, e seria precisamente isso que causou o recuo das águas do mar.

De 2 a 5 de janeiro de 2018, houve um nível máximo de água que também coincidiria com o periélio (quando a Terra está mais próxima do Sol).

Em vários locais da costa do Equador as águas do oceano recuaram centenas de metros

Essa coincidência, além dos fatores oceanográficos e atmosféricos que contribuíram para a diminuição e o recuo do nível do mar, tornaram estes dias em alguns setores da costa equatoriana uma lembrança do mar que não é usual”, diz o comunicado.

Mas isso seria realmente um fenômeno que é causado como resultado da Terra estar mais perto do sol (Periélio)?

E quanto a toda a água do oceano que desapareceu misteriosamente das praias no ano passado no BRASIL, nas Bahamas, no URUGUAI, no México e sobre a água que sumiu em muitos lagos e rios, como o Mississippi, lago da Geórgia, PA Lake que de repente desapareceu, ainda que existam os muitos sumidouros, rachaduras e deslizamentos de terra em todo o país.

Tamanho volume de água nos oceanos, nos lagos e nos rios simplesmente não desaparecem, a menos que algo esteja acontecendo e não estamos conseguindo saber a verdade sobre esse tipo de “fenômeno”, sobre o que realmente esta acontecendo.

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *