Achado de crânio completo de T. Rex impressiona nos EUA

Um fóssil de um T. rex com o crânio completo e preservado foi encontrado em Montana, nos Estados Unidos. O achado, que conta com 20% de sua estrutura original intacta, ganhou um apelido bonitinho, em homenagem aos seus descobridores do Museu Burke. Também participaram das escavações na Formação Hell Creek pesquisadores da Universidade de Washington (UW).

O T. rex foi batizado de “Tufts-Love Rex”, em homenagem aos paleontólogos voluntários que notaram pela primeira seus ossos em uma colina: Jason Love e Lucas Tufts, do Museu Burke.

Certamente, não é nada fácil encontrar um fóssil de T. rex, ainda mais um com o crânio bom estado. A equipe da UW e do Burke afirmou que este é apenas o 15º crânio de T. rex completo no mundo.

Até agora, os cientistas conseguiram ver o lado direito do crânio – da base ao focinho, incluindo os dentes – o outro lado está preso na rocha e um processo meticuloso de remoção será iniciado em outubro. Além do crânio, foram achados cerca de um quinto do animal, incluindo costelas, quadris, ossos da mandíbula e vértebras.

Os pesquisadores estimam que Tufts-Love viveu há 66,3 milhões de anos, geologicamente falando, isso não foi muito antes da extinção em massa que dizimou os dinossauros da Terra. Os pesquisadores também acreditam que, pelo tamanho do crânio (1,2 m), o T. rex tinha 15 anos quando morreu, ou seja, metade da estimativa de vida de um dinossauro da sua espécie.

Veja no vídeo abaixo, o momento em que o crânio do dinossauro chegou das escavações para o Museu Burke.


 

Fontes: Seeker.com , Universidade de Washington

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

This article has 1 Comment

  1. Acho super interessante, mas pouca gente sabe que o dinossauro aquático que aparece em jurassic world é brasileiro e muito maior que o t rex.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.