Localizados canhões medievais submersos na costa da Flórida

Empresa procurava destroços de foguetes da Nasa, quando se deparou com um arsenal do século XVI.

A expedição liderada pela empresa Global Marine Exploration no Cabo Canaveral, na costa da Flórida, localizou um arsenal do século XVI. São 22 canhões e um monumento em mármore gravados com o brasão do reio da França de 1562.

Robert Pritchett, executivo-chefe da empresa, acredita que os canhões e o monumento pertenciam a navios franceses que foram atacados por espanhóis. Todo carregamento estava sendo levado para longe da Flórida como espólio, com destino a Havana, Cuba, quando os espanhóis foram atingidos por uma tempestade e todas as embarcações afundaram.

Mergulhadores descobriram os restos do naufrágio durante uma pesquisa marinha no final de setembro 2015, utilizando equipamentos magnéticos subaquáticos que permite localizar itens de metal abaixo do leito marinho.

Além de três canhões de bronze e o monumento de mármore, os mergulhadores encontraram 19 canhões de ferro, 12 âncoras, uma pedra de rebolo e munição. As marcações em um dos canhões de bronze indicam que ele foi fabricado em 1540, durante o reinado do Rei Henrique II de França.

Cemitério de foguetes

A Global Marine Exploration tem permissão para explorar a costa da Flórida. No local, a empresa tem encontrado centenas de destroços de foguetes da Nasa. A área serviu como base de testes da Força Aérea dos EUA em 1948. Armamento do século XVI, no entanto, foi novidade para os mergulhadores.

Resgate das relíquias

Por enquanto, toda essa relíquia (tanto as do século XVI como os destroços dos testes americanos) seguem submersos. A empresa ainda não tem autorização para retirar as peças do fundo do mar.

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.