Vibrador coleta dados de usuárias e envia para fabricante sem avisar

Na conferência de segurança DEF CON 24, que aconteceu há cerca de dez dias atrás em Las Vegas, dois pesquisadores de segurança conhecidos apenas como RancidBacon e gOldfisk revelaram que o We-Vibe 4 Plus, um brinquedo adulto dirigido ao público feminino (também conhecido como vibrador), recolhe dados sobre as usuárias e os envia para seu fabricante.

We-Vibe 4 Plus [NSFW] é um vibrador de próxima geração que se encaixa na categoria de Internet das Coisas (IdC). Quando se utiliza o produto, o dispositivo envia telemetria via Bluetooth para um telefone próximo pelo app do We-Vibe.

Por sua vez, o aplicativo envia alguns destes dados a cada minuto para os servidores da We-Vibe, tais como a temperatura do brinquedo, o seu nível de vibração, e o modo de vibração que a usuária está usando.

O presidente da Standard Innovation Corporation,Frank Ferrari, disse que esses dados são coletados apenas para que a empresa possa ajustar o equipamento para versões futuras e aprender sobre como as usuárias estão usando o dispositivo.

As ações da empresa não são nada fora do comum, já que fabricantes de outros equipamentos e serviços da chamada Internet das Coisa têm tido práticas semelhantes.

A violação de dados pode ter consequências graves para as usuárias do dispositivo

O que os dois pesquisadores ressaltam é que os termos de uso do aplicativo são vagos sobre este tema, especificando também que a empresa se reserva o direito de compartilhar esses dados com autoridades, se alguma solicitar.

Este artigo do Guardian aponta alguns países e Estados dos EUA onde o auto-prazer (masturbação) é considerado ilegal, com os infratores arriscando de chibatadas públicas (Arábia Saudita) à decapitação (Indonésia).

Imagine o mundo de problemas que alguém iria enfrentar se esses dados acabassem em mãos erradas, ou depois de um vazamento de dados?

Fonte: Softpedia

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.