A jornada de 9 anos de um brasileiro para abrir uma porta secreta em Tibia

No jogo MMO online Tibia, há uma porta com uma mensagem simples: “Você vê um portal de experiência para o nível 999. Só os merecedores passarão”. No começo de agosto, um jogador chamado Kharsek passou pela tal porta. Levou vários anos para que ele atingisse o nível de experiência 999. Mas assim que passou pela porta, Kharsek desapareceu, levando o segredo da passagem junto com ele.

A tão misteriosa porta tem sido um dos maiores segredos do Tibia desde que o elemento foi acrescentado ao jogo em 2005. Por muito tempo, me disseram os desenvolvedores, não havia nada atrás da porta. Ela era uma piada interna da comunidade, um incrível “e se?” que nunca deveria realmente ser descoberto.

“A principal motivação claramente era provocar os jogadores, porque os criadores honestamente achavam que ninguém chegaria a esse nível”, disse o gerente do projetoTibia Martin Eglseder.

Mas aí, uma pessoa conseguiu.

A porta que as pessoas vêm tentando abrir há décadas.

Tibia, um dos MMOs mais antigos da internet, foi lançado em 1997. Quase 20 anos depois, muita gente ainda o joga regularmente. No momento em que escrevo esta matéria, 12.701 pessoas estão online jogando Tibia. E o jogo nunca foi tímido; Tibia é um RPG online hardcore, que regularmente dá um soco na cara dos jogadores. Quando você morre, o jogo tira uma porcentagem da experiência do seu personagem, chegando a apagar efetivamente dias de progresso. É esse tipo de coisa que faz as pessoas voltarem ao jogo.

“A combinação de pesadas penalidades para morte e uma curva de nível hardcore tornam o jogo muito divertido”, disse Mathias Bynens, dono do TibiaMaps, um blog que comenta as mudanças feitas dentro do mundo do Tibia. “Isso torna passar nível numa conquista e escapar de uma situação perigosa um alívio.”

Tibia começou com um hobby de dois estudantes de ciência da computação alemães. O sucesso inesperado do jogo fez com que eles formassem a CipSoft. O jogo tem quase 20 anos, mas a empresa me disse que Tibia conta com 500 mil jogadores ativos de 200 países.

“Que Kharsek tenha atingido o nível 999 é impressionante. Que ele tenha feito isso em menos de nove anos é completamente inacreditável.” – Mathias Bynens

“Como um jogador disse uma vez: ‘As amizades tibianas são pra vida inteira'”, disse Eglseder. “É por isso que as pessoas ficam no jogo ou voltam depois de algum tempo de ‘aposentadoria’. Muitos jogadores vêm acompanhando Tibia há anos, então o jogo se tornou parte da vida deles. Eles são os tibianos.”

Os tibianos geralmente são obcecados por conhecer tudo sobre o jogo. Um verdadeiro segredo é difícil de achar. É isso que tona a porta trancada tão atraente: por uma vez que seja, todo mundo está realmente no escuro.

Não existe limite de nível no Tibia. Se o jogador quiser, ele pode progredir eternamente. Mas a razão para a porta exigir um jogador nível 999 é porque subir de nível no jogo, especialmente depois que você ultrapassa o nível 100, é uma tarefa cansativa e demorada. O que não impediu Kharsek, que entrou para o jogo em 2007. Ele foi o primeiro jogador a chegar ao nível 999.

“Que Kharsek tenha atingido o nível 999 é impressionante”, disse Bynens. “Que ele tenha feito isso em menos de nove anos é completamente inacreditável.”

Os desenvolvedores concordam, me dizendo que nove anos é “considerado bastante rápido para os tibianos”.

Kharsek é um jogador recluso, e se tornou ainda mais ermitão desde que suas conquistas começaram a chamar a atenção. “Só sei que ele é um jogador brasileiro que não gosta de falar muito”, disse Bynens, “o que é perfeitamente compreensível, considerando que ele deve estar sendo spammeado 24 horas por dia no jogo por fãs, especialmente agora, com todo o hype acontecendo”. Também não tive sorte quando tentei entrar em contato com ele.

Mas o que é preciso para realmente chegar ao nível 999 e abrir a porta misteriosa? Bom, vamos colocar o feito em perspectiva. Ir do nível 19 para o 20 exige 15.400 pontos de experiência, e o máximo que você consegue derrotando um inimigo que seja um chefão de alto nível é 35 mil XP. Do nível 49 para o 50, são 112.900 XP. No nível 50 você já conseguiu um total de 1.824.300 XP. No nível 100 você já tem 15.694.800 XP.

Mas e passar do nível 998 para o 999? Isso exige o equivalente a pular do nível 1 para o 145: 49.650.700 pontos. Segundo um site que rastreia os dados jogadores do Tibia, só quatro pessoas estão acima do nível 900. O jogador mais próximo de Kharsek está 60 níveis atrás.

Mesmo com uma equipe de pessoas o ajudando com cura e outras táticas, Bynens estima que Kharsek estava ganhando cerca de cinco milhões de XP por hora. Nesse ritmo, ele levaria cerca de nove horas de luta constante simplesmente para passar do nível 998 para o 999.

E ele não é o único de olho em Kharsek. Sua progressão tem sido monitorada de perto, nível a nível, e comemorada com vídeos compartilhados no YouTube.

Oito meses atrás, Kharsek estava apenas no nível 930. Três meses atrás, ele já estava no nível 968. E lembre-se, toda vez que morria, ele caía vários níveis, tendo que ir mais além para atingir seus objetivos.

A porta 999 irritava os jogadores de Tibia há anos, mas atraiu um interesse mais amploquando uma postagem no Reddit previu que Kharsek logo atingiria o nível 999, o que aguçou ainda mais a curiosidade geral.

“Nunca tinha ouvido falar desse jogo antes”, disse um comentarista, “e a coisa mais importante pra mim agora é esse puto abrindo essa porra dessa porta”.

Os desenvolvedores estavam se preparando para esse momento, muito antes de Kharsek chegar ao nível 999.

“Nunca tinha ouvido falar desse jogo antes, e a coisa mais importante pra mim agora é esse puto abrindo essa porra dessa porta.” — Comentário do Reddit

“Um segredo que existia e era nutrido pelos jogadores há tanto tempo não pode ser desvendado sem alguma decepção”, disse Eglseder. “Você não pode atender todas as expectativas e esperanças que os jogadores depositaram nela. Não importa o que você fizer, não dá pra satisfazer todo mundo.”

Em termos de decidir o que realmente estaria atrás da porta, eles optaram fazer algo que “fosse o melhor para o jogo a longo prazo”.

Na cultura do streaming de hoje, não seria surpresa que Kharsek fizesse um evento sobre passar pela porta. Ele poderia criar um espetáculo em cima disso e atrair atenção para si mesmo. Mas não foi o que aconteceu. Em vez disso, no começo da semana passada, Kharsek fez o que nenhum jogador de Tibia fez antes e discretamente cruzou a porta que exigia um jogador nível 999.

…E foi isso. O mundo exterior não ouviu mais falar de Kharsek desde então. O rádio está mudo.

“Talvez houvesse um baú com prêmios lá”, diz a postagem num fórum de um jogador que viu Kharsek passar pela porta do nível 999. “Talvez NPCs… Quem sabe escadas e coisas escondidas… Não sabemos… Kharsek saiu… e deslogou.”

Até agora, ninguém sabe o que tem atrás da porta. Os desenvolvedores do jogo também permanecem em silêncio.

“Não, não vamos dar spoiler do que tem [atrás da porta]”, disse Eglseder. “Vimos que ele passou, mas vamos deixar o jogador dizer o que ele quiser sobre a porta e o segredo atrás dela.”

O máximo que Eglseder disse, talvez para acalmar jogadores com medo de estarem perdendo algo incrível, é que “não tem um cenário ou pacote de ‘fim de jogo’ atrás da porta”.

Ou será que tem?

Talvez Kharsek estivesse chateado com o jeito como os outros jogadores de Tibia o estavam tratando. Enquanto ele tentava chegar ao 999, algumas pessoas o rastreavam e fodiam com o seu progresso de propósito.

“Um grupo gostava de invadir as caçadas de Kharsek e matar o máximo de criaturas possíveis só para baixar a taxa de experiência que ele ganhava por hora”, disse Bynens. “Outras vezes eles atraíam hordas de criaturas mais fortes contra os curandeiros de Kharsek, os obrigando a fugir ou morrer, deixando Kharsek sem curas, o que é perigoso mesmo no nível dele. Bullying é a pior coisa. Não sei o que Kharsek pode ter feito para merecer isso. Talvez esses caras só estivessem com inveja do alto nível dele.”

E agora eles têm ainda mais motivo para ter inveja: Kharsek é o único que sabe o que tem atrás daquela porta.

Siga o Patrick Klepk no Twitter e se você tem uma dica de matéria, mande um e-mailpra ele.

Tradução: Marina Schnoor

Publicado na VICE e originalmente na VICE US

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.