Astrônomos provam que já existiu vida extraterrestre na nossa galáxia

Astrônomos publicaram um estudo com a equação de Drake onde foi possível mostrar – ao menos matematicamente, com base na tecnologia atual – que já teriam aparecido 1 bilhão de civilizações extraterrestres ao longo do tempo.

Adam Frank e Woodruff Sullivan, autores do estudo, observaram que, com o uso da equação de Drake no passado, o modelo mais pessimista estimava que a probabilidade de que surgisse vida inteligente era de 1 em 10 bilhões por planeta localizado na chamada zona habitável. No entanto, ao aplicar a informação específica que possuímos atualmente – como quantidade e posição orbital dos planetas da galáxia –, inclusive nesse cenário pessimista, já teriam aparecido 1 bilhão de civilizações no curso da história cósmica.

O único fator que resta considerar é o tempo de vida dessas civilizações. Por isso, ainda passarão alguns anos antes que consigamos saber se essas civilizações inteligentes habitam atualmente outros planetas.

A equação de Drake, elaborada em 1961, sistematizava sete fatores para estimar a probabilidade de existência de vida inteligente na galáxia. No entanto, a maioria desses fatores era desconhecida pelos cientistas da época, tornando-se meras especulações.

O fato é que os avanços tecnológicos estão redefinindo cada vez mais o Universo para os seres humanos. Agora, contamos com mais ferramentas para determinar se existe vida inteligente em outros planetas. Os cálculos apontam para cenários “menos pessimistas”. Resta saber quando esses números se tornarão realidade.

Fonte: The New York Times

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *