Cientistas fazem crescer pata de dinossauro em uma galinha

Um recente experimento de evolução reversa conseguiu crescer um membro de dinossauro em uma ave.

Galinhas modernas podem não parecer particularmente cruéis, mas dentro de seus corpos possuem muitas reminiscências genéticas de uma época em que seus antepassados distantes eram grandes répteis carnívoros.

Mas seria possível voltar o relógio e transformar uma galinha em um velociraptor? Para descobrir, os cientistas da Universidade do Chile, recentemente conduziram um experimento de evolução reversa.

Com manipulação genética, os pesquisadores foram capazes de desativar efetivamente o gene que limita o crescimento da fíbula em frangos, criando assim um pássaro moderno com o osso da perna de um dinossauro.

“Os experimentos estão focados nas características individuais, para testar hipóteses específicas”, disse o biólogo evolutivo Alexander Vargas, um dos cientistas envolvidos no projeto.

“Não sabemos muito sobre o desenvolvimento de aves e nem mesmo a transição de dinossauros para as aves, embora seja bem documentado pelo registro fóssil”.

Se nós seremos capazes de retroceder geneticamente uma ave inteira, isto permanece no entanto a ser visto.

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.