Acordo com agência europeia prevê concessão de bolsas para pesquisadores brasileiros

Foi realizada nesta segunda-feira (14), em Bruxelas, na Bélgica, a V Reunião de Altos Funcionários da Iniciativa Conjunta da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos – União Europeia em Pesquisa e Inovação (JIRI). Em agenda paralela à reunião, o chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Danilo Zimbres, se reuniu com o presidente do European Research Council, Jean-Pierre Bourguignon.

Na reunião, Bourguignon propôs um acordo para que pesquisadores brasileiros tenham acesso aos recursos do ERC para o financiamento de pesquisas de ponta. O acordo deve ser assinado até julho.

“A proposta reflete a importância que estamos atribuindo à captação adicional de recursos no exterior. Minhas instruções para a área internacional do MCTI foram claras: ampliar, entre outras coisas, o acesso a recursos internacionais que permitam financiar pesquisa de ponta no Brasil”, avaliou o ministro.

Atualmente, 8% das bolsas do European Research Council são concedidas a pesquisadores não-europeus, e a expectativa é que esse número aumente com a assinatura de acordos com México e Argentina em 2015. Criado em 2007, o ERC dispõe de um orçamento de 13,1 bilhões de euros para pesquisas entre 2014 e 2020.

“Recebemos a oferta do ERC com satisfação e trabalharemos arduamente para que o acordo seja assinado em breve, ainda em 2016. O acordo permitirá que pesquisadores brasileiros tenham acesso a recursos substantivos da União Europeia, na área de ciência, tecnologia e inovação”, disse Danilo Zimbres.

fonte: MCTI

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.