O Google continua a dar suporte aos ciclistas brasileiros. Todos sabem que a bicicleta tem substituído os carros voadores como veículos do futuro. Várias cidades têm deixado os carros de lado e colocado no seu lugar opções de transporte de massa como as faixas exclusivas de ônibus, os trilhos de trem, bondes e VLCS e os túneis do metrô. Nos espaços restantes, preocupados com o conforto de seus cidadãos e com o meio ambiente foram desenvolvidas ciclovias modernas e acessíveis.
O Brasil está aos poucos seguindo esta tendência mundial, ainda que aqui, estas decisões têm gerado muita polêmica, como em São Paulo. Apesar disso, várias empresas estão cooperando com esta ideia. O Google Maps já pode mostrar as faixas exclusivas, ciclovias e trilhas para bicicletas em diversas cidades brasileiras. O recurso está disponível desde o início desse ano no Brasil e mostra desde as trilhas não pavimentadas até faixas exclusivas destinadas aos ciclistas. São Paulo, Rio de Janeiro, Santos, Curitiba, Florianópolis e Salvador são algumas das cidades onde já é possível visualizar o recurso.
Agora, para impulsionar ainda mais esta tendência, o Google poderá traçar rotas diretamante para bicicletas, tanto nos smartphones quanto nos computadores. Segundo o Google, pode ser que uma ou outra ciclovia não apareça nos resultados da busca, mas o serviço dá preferência para todas as que estão cadastradas.
Além de levar em conta as ciclovias e outros locais específicos para bicicletas, o serviço evita ruas de grande movimento como estradas, avenidas e outros trajetos não tão seguros para as bicicletas. O tipo de terreno também é levado em conta, evitando assim ruas que ainda não foram asfaltadas e locais sem acostamento. Outro fator importante é mostrar o trajeto mais plano possível, com menos elevações, porque, afinal de contas, nem todo mundo tem uma bicicleta elétrica ou pique para subir um monte de ladeiras.
A novidade já está disponível nos aplicativos do Google Maps para Android e iOS, bem comoa versão para desktop.