Nave espacial russa deve cair na Terra até sexta-feira

[ATUALIZADO – leia até o final] A agência espacial russa, a Roscosmos, perdeu o controle do cargueiro robótico Progress 59 logo após seu lançamento, ocorrido em 28 de abril, e desde então a espaçonave está sendo vigiada 24 horas por dia por diversos centros de controle e rastreamento ao redor do planeta.

A nave espacial que deveria acoplar na Estação Espacial Internacional, está agora reentrando na atmosfera, e deve cair em algum lugar do planeta. O mais preocupante é que a nave pesa cerca de 7 toneladas, e apesar de grande parte ser consumida durante a reentrada na atmosfera, algumas peças maiores poderão resistir e atingir o solo. Ela pode cair em praticamente qualquer região do planeta, e o Brasil não está fora dessa…

Estimativas apontam que a espaçonave russa deve cair na Terra até o dia 10 de maio. Já o site de monitoramento Satview foi mais longe, e afirma que há uma grande chance da nave romper na sexta-feira, dia 8 de maio às 20h01 pelo horário de Brasília, acima do continente Africano.

A nave espacial Progress 59 (Progress M-27M) pode cair no Brasil, uma vez que sua órbita tem inclinação suficiente para cair em qualquer região do planeta entre as latitudes 51.6 graus para norte ou para o sul do equador. Ou seja, a nave espacial russa pode cair em praticamente qualquer uma das regiões mais populosas do planeta, como Europa central, EUA, Oriente Médio, China, Japão, América do Sul (incluindo o Brasil).

Confira a localização da espaçonave russa Progress 59 M-27M atualizada em tempo real

Finalmente a tensão acabou! O cargueiro espacial robótico Progress 59 (Progress-M 27M) sucumbiu aos efeitos da gravidade e reentrou na atmosfera da Terra nesse às 02h04 UTC (23h04 de quinta-feira pelo horário de Brasília), sobre a região central do Oceano Pacífico, informou um relatório da Roscosmos, a Agência Espacial Russa.

Especialistas, centros de controle e entusiastas ao redor do mundo fizeram suas previsões, e o inevitável aconteceu. Por sorte, segundo a Roscosmos, a espaçonave de pouco mais de 7 toneladas caiu em uma região segura, e de acordo com relatórios, teria se desintegrado completamente durante a turbulenta re-entrada na atmosfera terrestre.

Segundo Bill Ailor, renomado engenheiro e especialistas em lixos espaciais da Aerospace Corporation, seria muito difícil a nave russa machucar uma pessoa, uma vez que apenas cerca de 25% de sua massa sólida (sem contar com combustíveis, gases, etc…) poderia resistir a turbulenta reentrada na atmosfera. Considerando esse cálculo, acredita-se que aproximadamente 2 toneladas de detritos tenham atingido o solo, e provavelmente foram espalhadas por centenas de quilômetros durante a queda.

via Galeria do Meteorito dica do Jay 😉

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.