Embriões humanos são modificados geneticamente pela primeira vez

 

Uma pesquisa polêmica feita por cientistas chineses da Universidade Sun Yat-sen deu o primeiro passo (ao menos, publicamente) rumo à intervenção genética de embriões humanos, provocando um grande debate na comunidade científica.

O experimento consistiu na modificação do gene HBB, responsável pela talassemia, um transtorno hereditário que afeta a produção de hemoglobina e, portanto, a ação dos glóbulos vermelhos. Para isso, foram utilizados 86 embriões humanos, e os cientistas enfrentaram as duras críticas recebidas pelo projeto, por ser considerado perigoso e irresponsável do ponto de vista ético.

Além do debate ético, o resultado não foi particularmente bem-sucedido: 71 embriões morreram e em apenas 28 foi feita a modificação do DNA. Para evitar maiores críticas, os pesquisadores utilizaram embriões inviáveis e, depois de analisar os resultados, assumiram que eles reforçam a necessidade de uma compreensão maior da técnica de modificação do DNA e apoiam a ideia que as aplicações clínicas desse mecanismo talvez estejam prematuras no momento.

No entanto, o primeiro passo foi dado em uma direção que gera muitas discussões e temores no mundo da ciência, já que as mudanças na genética humana a partir do embrião poderão ter consequências inesperadas, como o aparecimento de uma nova doença hereditária.

Fonte: El Mundo

 

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.