Explore o espaço você mesmo!

Semana passada publicamos aqui no Nerdices uma matéria sobre o nano-satélite, de apenas 10 cm de largura e controlado por Arduinos, que será colocado em órbita no próximo dia 4 de agosto e que pode ser alugado por qualquer pessoa, por valores acessíveis – algo inimaginável até… o ano passado!

Mas além desta opção de explorar o espaço, você pode também usar outras formas, digamos, nada convencionais. Por exemplo, a californiana Laura Rojas, de 12 anos, da cidade de Antioch, precisava criar um projeto para a feira de ciências do colégio. Ela viu na TV um comercial no qual um balão era lançado ao espaço e pensou que podia fazer a mesma coisa.

Mesmo surpresa com a ousadia do projeto, a professora aprovou. Laura então contou com a ajuda do pai. Eles conseguiram apoio de uma empresa chamada High Altitude Science, que cedeu o balão meteorológico e o computador de bordo.

Ela então lançou ao espaço uma Hello Kitty, que chegou a 28 km de altitude. Na estratosfera, o ar fica tão rarefeito que o balão estourou e a boneca iniciou seu retorno à Terra, caindo a 75 km do ponto de lançamento. As imagens são belíssimas e impressionantes, como você pode conferir no vídeo abaixo:

Outros dois adolescentes canadenses resolveram explorar o espaço por conta própria. Decidiram enviar um boneco Lego, que se tornou o primeiro canadense a ir ao espaço! (isso se o bonequinho não foi fabricado na China kkkkkkk).

Mais uma sequência de belíssimas imagens:

E a Lego parece ter elaborado uma campanha de lançamento de seus produtos ao espaço, pois também uma nave montada usando legos foi pro espaço.

A nave foi lançada na região central da Alemanha e levada aos céus por um balão meteorológico. Todo o vôo foi filmado usando uma câmera GoPro Hero, tendo sido localizada depois utilizando um GPS tracker.

Se você não quer iniciar sua exploração espacial indo tão longe, pode começar se divertindo com o lançamento de foguetes. É possível comprar pela internet modelos de foguetes, com preços variando de 5 a 80 dolares. Dois sites que encontrei oferecendo os foguetes pra vender são o Estes Rockets e o Apogee Rockets.

Você deve iniciar com os modelos mais básicos, mas se você se dedicar, pode conseguir lançar foguetes à estratosfera, como essa turma aí de baixo fez:

Bom, agora você tem todas as informações pra se aventurar no espaço. Que a Força esteja com você!

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.