NASA anuncia que nave Messenger se chocará contra o planeta Mercúrio

 

A nave espacial Messenger, da NASA, está prestes a se chocar contra Mercúrio, o planeta que ela tem estudado há pouco mais de quatro anos. Lançada em 2004, depois de seis anos e meio de viagem, a Messenger chegou à órbita do planeta mais próximo ao Sol do nosso sistema. Após realizar uma longa e bem-sucedida missão, que recolheu informações que os cientistas estudarão por muitos anos, a nave em breve ficará sem combustível e se colidirá contra a superfície de Mercúrio, a 14.087 km/h.

O impacto acontecerá em algum momento entre amanhã (29) e depois de amanhã (30), do lado oposto à Terra, por isso não poderá ser visto do nosso planeta. Em sua despedida, o engenheiro de sistemas da missão, Daniel O’Shaughnessy, destaca: “Pela primeira vez na história, temos um conhecimento real sobre o planeta Mercúrio, que tem se mostrado um mundo fascinante”. A última manobra do Messenger ocorreu na semana retrasada, reduzindo aos poucos todo o gás hélio remanescente. “Agora, a nave já não é mais capaz de lutar contra a atração da gravidade do Sol”, explicou O’Shaughnessy.

Fonte: CNN

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.