Encontrado navio afundado por nazistas transportando tesouro de 50 milhões de euros

Os restos do City of Cairo, navio afundado em 1942 por torpedos nazistas, foram encontrados em 2011 pela empresa especializada Deep Ocean Search (DOS). Depois de localizar o navio, a DOS trabalhou por dois anos utilizando técnicas robóticas até concluir, em setembro de 2013, o resgate do tesouro carregado pelo navio: mais de 100 toneladas de prata, avaliadas hoje em 50 milhões de euros.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, não havia autorizado que a companhia tornasse pública esta grande descoberta até pouco tempo, quando foi confirmado o sucesso da missão. A DOS rastreou uma área duas vezes maior que Londres e fincou uma placa comemorativa de sua conquista no fundo do mar.

O barco City of Cairo foi construído em 1915, em Liverpool. Ele deveria levar 311 pessoas da Índia até a Inglaterra, mas foi alcançado por um submarino alemão U-68 a 800 km da Ilha de Santa Helena. Lá, ele naufragou e ficou a mais de cinco mil metros de profundidade por décadas.

fonte: History e Expedition Writer

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.