NASA aposta que há vida em Europa, uma das luas de Júpiter

A Nasa segue ampliando cada vez mais as buscas por vida extraterrestre. Na próxima semana, a Agência Espacial Norte-americana anunciou que fará uma seleção de projetos enviados pela comunidade científica para acompanhar uma sonda que irá até a lua de Júpiter, Europa. A Nasa anunciou um investimento de US$ 30 milhões durante o próximo ano para passar para a fase de planejamento a construção de uma sonda, inicialmente chamada Europa Clipper, que deverá ser lançada em meados de 2020.

Flutuando no espaço, a cerca de 627,6 milhões de quilômetros da Terra, Europa é um corpo remoto de gelo, que abriga um enorme oceano sob sua superfície. Os cientistas suspeitam que o satélite de Júpiter poderia ter duas ou três vezes mais água do que a Terra. A julgar pela abundância de vida nos oceanos da Terra, pode-se pensar que onde há água líquida, há potencial para vida.

Europa é um pouco menor do que a nossa Lua. Suas veias marrons ainda são um mistério, mas a principal teoria é que elas mostram onde a crosta da Europa se abriu, permitindo que a água quente e suja se infiltrasse por ali para, em seguida, congelar.

A sonda Galileo da Nasa – a única que passou pela Europa por mais de uma vez -, em 1998, obteve as imagens mais detalhadas que existem da lua de Júpiter. Contudo, essas informações ainda não são suficientes para saber exatamente o quanto de água líquida existe ou se há vida escondida sob sua crosta gelada.

 

Fontes: Business InsiderThe Independent

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.