Como rodar o Ubuntu ou o Debian em um Chromebook

Usa o kernel do Linux e o navegador web Google Chrome integrado com um player de mídia. Com capacidade limitada off-line e um tempo de boot, de acordo com a Google, de oito segundos, os Chromebooks são principalmente concebidos para serem usados enquanto estiverem conectados à Internet. Em vez de instalar aplicações tradicionais, tais como processamento de texto e mensagens instantâneas, os usuários podem adicionar aplicativos web a partir da Chrome Web Store. A Google afirma que uma arquitetura de segurança multi-camada elimina a necessidade de software anti-vírus.

Há suporte para muitos dispositivos USB como câmeras, mouses, teclados externos e pen drives, utilizando um recurso semelhante ao plug-and-play em outros sistemas operacionais.

Agora, há uma forma de aumentar consideravelmente o poder desses computadores, que costumam ter um valor mais baixo do que os laptops. O Google está introduzindo um modo de executar distribuições Linux diretamente no Chrome OS, em modo janela.

A partir de agora você pode executar o sistema diretamente em modo janela, com todos os recursos disponíveis.

Você vai precisar de (X-Tudo mode on):

  • o Crouton, que você baixa aqui;
  • Um pouquinho de paciência.

fonte: G+.

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

This article has 3 Comments

  1. Como possuidor de um Chromebook da Samsung, gosto muito da proposta do gadget. No entanto, acho que o dispositivo ganharia mais “poder de fogo” não com uma distro Linux, por conta do processador ARM, mas com um Android. A propósito, já existe alguma proposição neste sentido? Sei que existe o Android X86 que deve rodar liso nos Chromebooks com processadores Intel, é o caso dos fabricados pela Acer. Mas ainda não tenho conhecimento de como proceder uma conversão de S.O. Android paras os Chromebooks da Samsung. Aguardo ansioso por esta possibilidade. Caso conheça, peço que socialize a informação. Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.