Canhão laser já está pronto para ser usado

O novo laser de 40 milhões de dólares da marinha norte-americana já está totalmente operacional e pode ser visto em vídeo arrasando os seus alvos.

A nova arma, um laser de 30 Quilowatts, esteve em testes durante quatro meses e foi integrada nos sistema do USS Ponce.

Imagens recentemente divulgadas mostram o aparelho em ação, derrubando um drone dos céus e detonando um lança-granadas numa pequena embarcação (ver vídeo abaixo).

De acordo com o chefe do Office of Naval Research, “esta foi a primeira vez na história documentada que um sistema de armamento de energia direcionada foi implantado, no que quer que fosse”.

“Já não estamos mais testando [o laser], pois a tecnologia está totalmente apta para operações. Estamos usando num navio no Golfo Pérsico”, acrescentou Matthew Klunder.

“Isto não é algo que guardamos numa caixa à espera de uma ocasião especial. Estão a usá-lo todos os dias”, contou.

Segundo a Sky News, a implantação do novo laser surge após diversos países terem desenvolvido capacidade de produzir mísseis de longo alcance, o que forçou a marinha dos EUA a realizar as suas operações mais longe da costa.

Os planos passaram a ser criar um laser mais potente, com 100 a 150 Quilowatts, que consiga fazer detonar mísseis de milhões de dólares.

O primeiro navio, equipado 100% com está tecnologia, deverá sair em 2017.

O laser a bordo do USS Ponce ainda não foi utilizado para enfrentar nenhuma ameaça real, mas foi testado contra todos os tipos de alvos que se espera encontrar.

“Tudo correu sempre bem. Na verdade, nunca falhamos [o alvo]”, sublinhou Klunder. “Se hoje tivermos que defender a embarcação, eliminaremos qualquer ameaça que se aproxime”, concluiu.

fonte: Hypescience

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.