Crowdsourcing para buscar artefatos alienígenas na Lua

Uma iniciativa poderia permitir que milhares de imagens digitalizadas da Lua revelasem sinais de objetos anômalos.

O plano, que está sendo defendido pelo pesquisador do SETI e físico Paul Davies, seria a utilização de crowdsourcing para ajudar a analisar milhares de imagens de alta resolução tiradas pela sonda lunar, a Lunar Reconnaissance Orbiter da NASA.

O alvo seria a possibilidade de encontrar vestígios de algo anormal que poderia indicar que uma civilização extraterrestre avançada teria visitado a Lua em algum momento de sua história.

“A busca de artefatos exige uma decisão humana com antecedência sobre uma assinatura de artificialidade. Existem alguns exemplos simples, como bordas de ângulo reto. Mas temos pouca ideia do que a tecnologia de milhões de anos de idade poderia parecer”, diz Davies.

A ideia ambiciosa e um tanto heterodoxa também poderia servir a um propósito adicional ao ajudar os cientistas a procurar sinais de características geológicas importantes.

“Astrônomos profissionais às vezes sofrem com a tendência de desmistificar coisas que não são de outros mundos”, disse o astrônomo Andrew Siemion pesquisa.

“Ao identificar o inesperado, o olho de um cientista amador poderia ser tão eficaz, se não mais, do que a de um profissional experiente.”

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.