Barco de 1773 encontrado abaixo dos escombros do World Trade Center

No final de julho de 2010, durante os trabalhos no Ground Zero, onde se encontram os escombros das Torres Gêmeas que colapsaram após a alegada tragédia terrorista em Nova York, foi encontrado soterrado um navio datado de 1773. O insólito achado tem levantado imensas questões, mas acima de tudo é importante apurar a origem do barco.

Um novo relatório revelou as origens do incrível navio de 9,75m de comprimento encontrado por trabalhadores que faziam a gigantesca reconstrução no local onde estava o World Trade Center.

Os restos da embarcação foram encontrados a 6,7 metros abaixo do atual nível da rua, ao sul de onde estavam as Torres Gêmeas. Este verdadeiro esqueleto de madeira estava há muito escondido, em meio à lama e ao mau cheiro. Agora, de acordo com uma análise dos anéis das árvores de carvalho usadas para a construção do navio, os achados indicam que ele, provavelmente, é de 1773, ou pouco depois, proveniente de um pequeno estaleiro perto da Filadélfia.

Além do mais, o navio foi, talvez, feito a partir do mesmo tipo de árvores de carvalho branco usado ​​para erguer partes do Independence Hall, onde foi assinada a Declaração de Independência e a Constituição dos Estados Unidos, de acordo com um estudo publicado este mês na revista Tree-Ring Research. As análises das madeiras foram realizadas pelo Laboratório de Conservação Arqueológica de Maryland e pelo Laboratório Tree Ring do Observatório da Terra Lamont-Doherty da Universidade de Columbia, em Palisades, Nova York. A equipe estabeleceu que as árvores utilizadas para a construção do navio teriam mais de 100 anos de idade.

“Podemos ver que, naquela época, em Filadélfia, ainda havia uma grande quantidade de florestas antigas, e elas eram usadas para a construção naval e construção do Independence Hall”, disse ao site Live Science o líder do novo estudo, Dario Martin-Benito, do Instituto Federal Suíço de Tecnologia (ETH) em Zurique. “A Filadélfia foi uma das mais, se não a mais, importantes cidade na construção naval dos EUA na época e eles tinham muita madeira, por isso faria muito sentido que essa madeira pudesse ser de lá”.

Os historiadores ainda não estão muito certos se o navio afundou acidentalmente ou se foi propositadamente submerso para se tornar parte de um aterro utilizado para aumentar a faixa do litoral de Lower Manhattan. Ostras encontrados fixas ao casco do navio sugerem que, pelo menos, a embarcação definhou na água durante algum tempo antes de ser enterrada por séculos por camadas de lixo e lama.

Fonte: History

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.