Videoconferência em um clique. Adeus, Skype?!

Há um bom tempo vejo pessoas perguntando sobre alternativos ao Skype e outros softwares de videoconferência (e chat). Entre as poucas boas opções, o appear.in surge como algo que merece a nossa atenção.
É um webapp de videoconferência para até 8 pessoas. Entre suas características, vou listar pelo menos 3 que saltam aos olhos:

  • É grátis;
  • Não exige login – você liga e usa. Não tem que fazer cadastro, confirmar email, número de telefone… aquelas coisas;
  • É um webapp – funciona direto no seu navegador;
  • Não precisa instalar plugins – apesar de ser um webapp, não precisa adicionar absolutamente qualquer software extra para poder fazer uma videoconferência (já vou explicar por que).
  • (eu sei… foram 4)

Como funciona a videoconferência

Ele foi desenvolvido para fazer uso do WebRTC e, portanto só estará disponível nos navegadores Google Chrome, Opera e FireFox.

O QUE É WebRTC?

O WebRTC é um projeto aberto e gratuito que fornece novas habilidades a navegadores web com suporte a Real-Time Communications (RTC), através de APIs JavaScript simples.

Desenvolvido pela subsidiária de uma das maiores companhias de telecomunicação móvel do mundo, a estatal norueguesa Telenor.
A equipe de desenvolvimento tinha como objetivo entregar um software simples pro usuário. A minha opinião é de que conseguiram — uma vez que não é necessária a instalação de qualquer coisa no seu dispositivo. Tudo o que você precisa já deve estar aí. Você sequer vai precisar de um login.
Ao entrar, será requisitado que você crie uma sala de conversação – e, por “criar”, entenda-se apenas “dar um nome”. Se você não tiver um em mente, o aplicativo nomeia a sala pra você. Aceite e entre na sala de conferência. O link que aparece no topo, na barra de endereços do seu navegador, pode ser divulgado para outras pessoas entrarem na mesma sala que você – o limite são 8 pessoas. Nada mais é necessário para começar a videoconferência.

Segurança

O site do software informa que ele usa comunicação P2P ou ponto a ponto (peer-to-peer). Em outras palavras, nada é armazenado nos servidores da empresa. O fluxo de vídeo corre encriptado via SSL entre os participantes da conferência.

Dispositivos testados

Testei em alguns celulares e notebooks. O software funcionou como o esperado.
Como não tive paciência para esperar que alguém fosse entrar pra conversar comigo, fiz a experiência de conversar comigo mesmo.
Meio sem graça, eu sei… :p

Clique para ampliar

Site do Appear.in http://appear.in.

Opine

comentários

Leia também

Posted by Elias Praciano

Eu já fui hacker de LEGO, até a hora em que descobri os computadores.

Website: http://elias.praciano.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.