Demorou, mas a Nokia, outrora uma gigante no mundo dos aparelhos celulares, se rendeu ao Android. Claro que ela ainda não admite, mas se rendeu.
Quando os telefones não eram os computadores de mão que são agora, a Nokia se saía muito bem, usando seu próprio sistema, o Symbian. Mas quando a briga se acirrou entre a Apple e seu sistema iOS de um lado, e o Android com empresas como Samsung e Motorola, os finlandeses ficaram perdidos, insistindo no seu sistema e se distanciando dos mercados consumidores.
Após um tempo, abraçaram-se à Microsoft. A linha Lumia até que se saiu bem. Mas o sistema Windows para smartphones não conseguiu abocanhar uma parcela expressiva do mercado.
Os aparelhos da Nokia sempre tiveram uma excelente qualidade. É de se esperar que o Android, no hardware deles, tenha um ótimo desempenho.
Este primeiro aparelho lançado, que usa um “fork” do Android (um Android modificado) já pode rodar 75% dos apps disponíveis para Android. Claro que, como eles não querem ainda dar o braço a torcer, você não conseguirá baixar pela Google Play. Mas sempre tem um jeitinho, e no caso você pode seguir as dicas publicadas aqui, pra conseguir ter os apps rodando no seu Nokia X.
Apesar de gostar muito do Android, eu, nerd velho e dos tempos dos palmtops rodando PalmOS, sigo firme usando o WebOS, remando contra a maré hehehehe