Nesta quarta-feira, 4 de setembro, o Rio de Janeiro amanheceu sob a repressão. O Departamento de Investigação de Crimes Eletrônicos prendeu 6 administradores da fan page do Black Bloc do RJ. Dois deles são menores e foram apreendidos. Os outros quatro foram encaminhados para o presídio de segurança máxima de Bangu.
Nesta mesma semana, no mesmo Rio de Janeiro, é decretado que todo o manifestante que estiver cobrindo seu rosto, usando máscara ou outro objeto, pode ser levado para averiguações em delegacias.
O que é isso que estamos presenciando? Que absurdos em plena vigência do Estado de Direito Democrático?
Para políticos como o governador do Rio de Janeiro, o povo pode sair às ruas no carnaval mascarado, mas não pode sair para reivindicar o que lhe é de direito: educação, saúde, um governo que não roube os recursos públicos, o direito de ir e vir – aliás, onde está o pedreiro Amarildo?
Aliás, políticos da mesma espécie que o governador Cabral são especialistas em usar máscaras! Durante suas campanhas eleitorais aparecem como amigos dos mais pobres, como lutadores pela justiça, defensores da educação, da saúde, da natureza, do mar, dos golfinhos … mas uma vez no governo, o que faz?
Todos estão vendo o que faz…
Nos identificamos e apoiamos integralmente movimentos como o Anonymous, a EFF, o Partido Pirata, e por isso estamos colaborando na divulgação destes fatos absurdos, destes atos repressivos e violentos que entristecem aos brasileiros e em especial os cariocas, um povo trabalhador e que, em meio às adversidades, é de um espírito lutador e alegre como poucos.
Na ordem judicial que levou à prisão dos administradores da fan page dos Black Bloc também está citada a fan page do Anonymous Rio, e por isso talvez tenhamos mais notícias tristes no decorrer da semana.
Reflitam nos versos adaptados de Bertold Brech e manifestem sua solidariedade na fan page do Anonymous Rio:
Primeiro levaram os Black Blocs,
Mas não me importei com isso.
Eu não era Black Bloc.
Em seguida levaram alguns Anonymous,
Mas não me importei com isso
Eu também não me intitulava como Anonymous.
Depois prenderam os militantes de grupos sociais,
Mas não me importei com isso
porque não me associei a ninguém.
Depois agarraram manifestantes comuns,
Mas como não saí as ruas também não me importei.
Agora estão me levando, Mas já é tarde.
Como eu não me importei com ninguém,
Ninguém se importa comigo
Atualização
Neste último sábado, 7 de setembro,
ocorreram manifestações em diversas cidades brasileiras. As maiores foram no Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Brasília e Recife.
Em todas elas as cenas que vimos foram de violência, intimidação, prisão de adolescentes e jovens, muita gente levada para delegacias apenas por estar com uma máscara.
A ditadura está sim sendo estabelecida. A democracia está sendo rasgada por alguns governantes. Estes estados são governados por PMDB, PSDB, PSB e PT. Ou seja, não se trata de uma política da direita ou da esquerda, mas sim de governos destas duas correntes.
É preciso que se restabeleça a democracia, e que se garanta o direito básico de ir pra rua e dizer que está descontente com o governo. O povo pode eleger, mas depois não pode dizer se está ou não gostando de quem elegeu?
Pra mim, um estado e um governo que não admite isso não pode ser chamado de democrático e muito menos de popular.
Gostou? Curta nossa fan page no Facebook!
MINHA OPINÃO NÃO VAI AGRADAR MAS NÃO VAI MESMO, SEMPRE RESPEITEI e vou continuar em respeitar o estado democrático de direito constitucional e os direitos civis de qq ser humano no planeta….
mas doa à quem doer inclusive à minha própria pessoa….mas quem quer reenvindicar seus direitos suas necessidades e pregar suas convicções sejam políticas sejam religiosas sejam esportistas seja lá o que for ….EU DIGO NÃO PRECISA USAR MÁSCARAS…já basta os políticos que usam máscara de cordeiros em pele de lobo….
EM TEMPO
ABAIXO QQ TIPO DE CENSURA ABAIXO QQ TIPO DE VANDALISMO DEVEMOS MUDAR O BRASIL PARA MELHOR ………..