É preciso resistir! 64 nunca mais!

Nesta quarta-feira, 4 de setembro, o Rio de Janeiro amanheceu sob a repressão. O Departamento de Investigação de Crimes Eletrônicos prendeu 6 administradores da fan page do Black Bloc do RJ. Dois deles são menores e foram apreendidos. Os outros quatro foram encaminhados para o presídio de segurança máxima de Bangu.

Nesta mesma semana, no mesmo Rio de Janeiro, é decretado que todo o manifestante que estiver cobrindo seu rosto, usando máscara ou outro objeto, pode ser levado para averiguações em delegacias.

O que é isso que estamos presenciando? Que absurdos em plena vigência do Estado de Direito Democrático?

Para políticos como o governador do Rio de Janeiro, o povo pode sair às ruas no carnaval mascarado, mas não pode sair para reivindicar o que lhe é de direito: educação, saúde, um governo que não roube os recursos públicos, o direito de ir e vir – aliás, onde está o pedreiro Amarildo?

Aliás, políticos da mesma espécie que o governador Cabral são especialistas em usar máscaras! Durante suas campanhas eleitorais aparecem como amigos dos mais pobres, como lutadores pela justiça, defensores da educação, da saúde, da natureza, do mar, dos golfinhos … mas uma vez no governo, o que faz?

Todos estão vendo o que faz…

Nos identificamos e apoiamos integralmente movimentos como o Anonymous, a EFF, o Partido Pirata, e por isso estamos colaborando na divulgação destes fatos absurdos, destes atos repressivos e violentos que entristecem aos brasileiros e em especial os cariocas, um povo trabalhador e que, em meio às adversidades, é de um espírito lutador e alegre como poucos.

Na ordem judicial que levou à prisão dos administradores da fan page dos Black Bloc também está citada a fan page do Anonymous Rio, e por isso talvez tenhamos mais notícias tristes no decorrer da semana.

Reflitam nos versos adaptados de Bertold Brech e manifestem sua solidariedade na fan page do Anonymous Rio:

Primeiro levaram os Black Blocs,
Mas não me importei com isso.
Eu não era Black Bloc.

Em seguida levaram alguns Anonymous,
Mas não me importei com isso
Eu também não me intitulava como Anonymous.

Depois prenderam os militantes de grupos sociais,
Mas não me importei com isso
porque não me associei a ninguém.

Depois agarraram manifestantes comuns,
Mas como não saí as ruas também não me importei.

Agora estão me levando, Mas já é tarde.
Como eu não me importei com ninguém,
Ninguém se importa comigo

Atualização

Neste último sábado, 7 de setembro,
ocorreram manifestações em diversas cidades brasileiras. As maiores foram no Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Brasília e Recife.

Em todas elas as cenas que vimos foram de violência, intimidação, prisão de adolescentes e jovens, muita gente levada para delegacias apenas por estar com uma máscara.

A ditadura está sim sendo estabelecida. A democracia está sendo rasgada por alguns governantes. Estes estados são governados por PMDB, PSDB, PSB e PT. Ou seja, não se trata de uma política da direita ou da esquerda, mas sim de governos destas duas correntes.

É preciso que se restabeleça a democracia, e que se garanta o direito básico de ir pra rua e dizer que está descontente com o governo. O povo pode eleger, mas depois não pode dizer se está ou não gostando de quem elegeu?

Pra mim, um estado e um governo que não admite isso não pode ser chamado de democrático e muito menos de popular.

Gostou? Curta nossa fan page no Facebook!

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

This article has 1 Comment

  1. MINHA OPINÃO NÃO VAI AGRADAR MAS NÃO VAI MESMO, SEMPRE RESPEITEI e vou continuar em respeitar o estado democrático de direito constitucional e os direitos civis de qq ser humano no planeta….
    mas doa à quem doer inclusive à minha própria pessoa….mas quem quer reenvindicar seus direitos suas necessidades e pregar suas convicções sejam políticas sejam religiosas sejam esportistas seja lá o que for ….EU DIGO NÃO PRECISA USAR MÁSCARAS…já basta os políticos que usam máscara de cordeiros em pele de lobo….

    EM TEMPO

    ABAIXO QQ TIPO DE CENSURA ABAIXO QQ TIPO DE VANDALISMO DEVEMOS MUDAR O BRASIL PARA MELHOR ………..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.