Anonymous Rio está sendo atacado

Anonymous Rio está sendo atacado pelo governo brasileiro. Dois ex colaboradores da página já foram presos e ainda estão sob investigação e monitoramento. Este é um comunicado para todas as células Anonymous do Brasil e do mundo e um alerta para que o mundo saiba o que vem acontecendo nos últimos dois anos no Brasil.

Após o que ficou conhecido como as Jornadas de Junho, o período que as massas foram às ruas no ano de 2013, o governo brasileiro começou uma verdadeira caçada a todo ativista que não se intimidou com a brutal repressão feita nas ruas. A polícia esteve nas ruas fortemente armada atacando manifestantes com balas de borracha, gás lacrimogêneo e, algumas vezes, com munição letal de armas de fogo. Muitas foram as pessoas mutiladas por estilhaços das bombas lançadas pela polícia, diversas delas jornalistas, incontáveis foram feridas e detidas. Alguns perderam a visão por terem sido atingidos com bala de borraça no olho. Ao menos duas pessoas foram baleadas com munição letal no Rio de Janeiro, outras morreram pela ação da polícia.
Um grande banco de dados de todas essas violações foi montado, embora esteja incompleto. Ele pode ser acessado por esse link: http://mortoseferidosnosprotestos.tk

Mesmo com tantos flagrantes de abusos do Estado brasileiro, nenhum agente policial foi sequer formalmente denunciado ou investigado. Pelo contrário, iniciou-se uma intensa repressão à toda forma de ativismo. Somente no Rio de Janeiro, vários foram detidos aleatoriamente nos protestos de rua. Em 15 de outubro de 2013 quase uma centena de pessoas que estavam sentadas na escadaria da Câmara Municipal do Rio de Janeiro foram presas e encaminhadas para o complexo penitenciário de segurança máxima de Gericinó, simplesmente por protestarem. Estava declarada as perseguições em série, inclusive contra o nosso coletivo de mídia e informação, “Anonymous Rio”.

Anonymous Rio é um coletivo de mídia e informação independente. Prezamos pela liberdade de informação, cultura, pensamento, expressão; por toda forma de liberdade. Pautados pelo ideário Anonymous, não temos estrutura central ou dependência de qualquer forma. Somos um coletivo mutável, que aceita a colaboração livre de todos, sem hierarquias ou cargos. Em resumo, somos um veículo de comunicação livre e independente, completamente horizontal e comprometidos com as liberdades básicas de informação, manifestação e expressão.

No último trimestre do mesmo ano, por um decreto do então governador do Rio de Janeiro, as empresas de telecomunicações foram obrigadas a entregar dados de usuários de internet. Até mesmo instituições e grupos conservadores se assustaram com a CEIV, como ficou conhecido esse decreto. Mais informações sobre o CEIV podem ser acessadas nesse link, que é de um site conservador e neo-liberal: http://www.institutoliberal.org.br/blog/cabral-e-seu-doi-codi-particular-o-ceiv/

Em pouco tempo o decreto foi revogado, mas já havia feito a devastação das nossas vidas. Com um comunicado, o governo do Rio de Janeiro deixou claro que os alvos eram “Anonymous” e “Black Bloc”, classificados como “grupos organizados”. O governo não consegue diferenciar Anonymous, um coletivo volátil e um conjunto de ideários, de Black Bloc, uma tática de intervenção. Essa foi a primeira investida do Estado Brasileiro contra nós, nossa privacidade e nossa liberdade de expressão. Os dados dos colaboradores do nosso coletivo de mídia e informação, Anonymous Rio, foram para as mãos do Estado. Dai em diante passamos a ter nossas vidas privadas exploradas. Temos conhecimento de escutas telefônicas, vigilância de internet (redes sociais e e-mails), quebra de sigilo bancário e monitoramento de deslocamento, graças aos aparelhos celulares.
Com a chegada de 2014 a opressão do Estado Brasileiro somente aumentou. Tamanha foi a repressão nas ruas, com aparatos de guerra, uso da Força Nacional de Segurança (polícia subordinada diretamente à presidência da república), que os protestos que antes chegaram a mobilizar cerca de um milhão de pessoas somente no Rio de Janeiro, agora mobilizavam algumas centenas de destemidos e abnegados ativistas. Buscas e apreensões começaram a ser realizadas pela Polícia Civil do Rio de Janeiro nas residências de ativistas, pessoas começaram a ser buscadas em suas casas para prestarem depoimentos forçados nas delegacias, equipamentos eletrônicos foram apreendidos sob falsas alegações. Todos os equipamentos eletrônicos dos dois ex colaboradores da página Anonymous Rio (e equipamentos eletrônicos de parentes desses ex colaboradores) foram apreendidos e ainda estão em posse da polícia do Rio de Janeiro até o presente momento. A máscara do V, da história V de Vingança, virou objeto de desejo da polícia. Onde houvesse uma dessas máscaras, ela era apreendida como prova de crime.

Um dia antes da final da Copa do Mundo da FIFA o governo do Rio de Janeiro prendeu quase 30 ativistas em suas casas, de madrugada. Dois deles eram ex colaboradores da nossa página “Anonymous Rio”, e foram presos explicitamente por esse motivo. Assim que o dia amanheceu em 12 de julho de 2014, toda a polícia civil do Rio de Janeiro, juntamente com a polícia civil do Rio Grande do Sul, estava mobilizada na caçada de ativistas. Muitos deles sequer se conheciam, mas todos foram acusados de formar uma quadrilha armada. Desses quase 30 ativistas que foram presos no complexo penitenciário de segurança máxima de Gericinó, 23 estão sendo julgados por formação de quadrilha armada. O processo de acusação virou piada por ter Mikhail Bakunin como um dos suspeitos, mas também foi muito alarmante, uma vez que demonstrou que o Estado não está preocupado com veracidade ou legalidade para silenciar e amedrontar. Os advogados de defesa, todos ativistas perseguidos, foram impedidos de ter acesso ao processo de acusação, tendo conseguido após extensa insistência. O inquérito mostrou-se uma monstruosidade sem igual.

O processo de acusação já conta com 30 volumes (um total que passa de 7.500 páginas), 11 DVDs com escutas telefônicas e 2 DVDs com filmagens realizadas pela polícia que revelam todo tipo de monitoramento e quebra de sigilo. Facebook, Google, Yahoo e Hotmail forneceram informações de usuários com um simples pedido judicial, sem qualquer embasamento. O Facebook, que a princípio se negou a ceder os dados, foi ameaçado de ser retirado do ar em todo o Brasil. Todas as operadoras de telefonia celular do Rio de Janeiro também entregaram os dados e forneceram escutas telefônicas e monitoramento de deslocamento por meio dos aparelhos celulares; Vivo, Tim, Oi e Claro. A criptografia de dados em computador, o uso de comunicação segura e o uso do TOR são assinalados pela polícia como um fator de suspeita e criminalização. A utilização de Linux também é colocada como um fator de criminalização. Foram vários meses de perseguição que não revelaram nenhum crime, mas mesmo assim os 23, em sua maioria professores e profissionais de comunicação, continuam sob acusação de formação de quadrilha armada.

As acusações são baseadas unicamente em testemunhos de indivíduos pessoalmente interessados em prejudicar os acusados, e nenhuma evidência concreta foi colhida com os meses de investigação. E o monitoramento continua. Esse inquérito, que apresenta real perseguição política, lista o comunismo e o anarquismo como indício de suspeita, arrolou mais de 70 páginas do facebook, sindicatos e coletivos de ativistas como ameaças em potencial a serem monitoradas e investigadas.
Enquanto os quase 30 manifestantes estavam presos houve um protesto no dia da final da Copa do Mundo. A polícia agrediu diversos manifestantes e repórteres, inclusive da mídia internacional. As imagens podem ser vistas aqui: http://consciencia.net/copa-mundo-termina-com-repressao-brutal-da-policia-militar-rio-com-dezenas-de-feridos/

Sabemos que o próximo alvo somos nós do coletivo de mídia e informação “Anonymous Rio”, junto com outros coletivos Anonymous. Duas investigações correm em segredo dos advogados pela polícia civil do Rio de Janeiro, mas as informações que temos é que já para o início do ano de 2015 haverão novas prisões e perseguições. Os dois ex colaboradores, que foram presos no dia 12 de julho de 2014 ainda estão sob investigação e estão com todos os seus equipamentos eletrônicos detidos, estariam correndo risco de serem novamente presos.

Hoje, 03 de janeiro de 2015, existem quatro pessoas presas por motivação política pelo Estado Brasileiro: Igor Mendes (que hoje completa 1 mês encarcerado), Caio Silva, Fábio Raposo e Rafael Braga. Duas pessoas estão vivendo na clandestinidade por terem prisão decretada, também há 1 mês: Karlayne Moraes e Elisa Quadros.

Centenas são monitorados e vivem a ameaça de serem presos. A situação é tão grave que houve a necessidade de ser criada uma Comissão dos Pais e Familiares dos Presos e Perseguidos Políticos do Rio de Janeiro (https://www.facebook.com/CP4RJ). Em qualquer momento os colaboradores desta página podem ser presos única e exclusivamente por serem um veículo de comunicação livre dentro de um país que se diz democrático, mas teme as palavras da democracia real.

Pedimos que essas notícias e tragédias sejam traduzidas e espalhadas entre todos os coletivos do mundo. Que todos aqueles que lutam pela liberdade de todos os povos saibam que no Brasil, no Rio de Janeiro, vários ativistas estão encarcerados e centenas de outros estão sendo perseguidos. Que o mundo saiba que Anonymous está sob franco ataque do Estado Brasileiro e que a qualquer momento poderemos ser encarcerados e silenciados. Pedimos o apoio do mundo. Ferguson, EZLN, Ayotzinapa, Occupy Wall Street, Hong Kong e a Umbrella Revolution, Palestina #FreePalestine, Chile, Turquia #Gezi, Kobane, Egito, Indignados da Espanha, #FreeAnons; pedimos ajuda à todo o mundo insurgente.

Mesmo com toda a adversidade não iremos, de forma alguma, nos render ao terrorismo do Estado. Acreditamos na liberdade e na justiça dos nossos atos, acreditamos no mundo livre de toda tirania e fascismo. Não iremos fugir e ainda que encarcerem nossos corpos por lutarmos pela liberdade, serão incapazes de prender nossas ideias, porque é isso que Anonymous é: uma ideia. E ideias são à prova de balas e de grades. Nós JÁ estamos em todas as partes.

Liberdade aos 23 perseguidos políticos do Rio de Janeiro. #EuApoioOs23
Liberdade a todos os Anonymous presos e perseguidos no mundo. #FreeAnons
Liberdade a todos os Anonymous presos e perseguidos no Brasil. #FreeAnonBR

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.