Quando o universo de Star Wars foi criado, o mundo da cultura pop ficou ainda mais rico. A mitologia desenvolvida por George Lucas e expandida por vários colaboradores ao longo dos anos, contribuiu para o cenário tanto da fantasia quanto para o da ficção científica. A história trouxe Darth Vader, Princesa Leia, Han Solo e Luke Skywalker, alguns dos personagens mais memoráveis do meio. Embora a trama, à primeira vista, seja simples, o público nunca se cansa de uma boa história bem contada sobre a eterna luta entre o bem e o mau. Outros elementos que Star Wars apresentou muito bem foram naves, planetas, espécies e sabres de luz.
Este último, sem dúvidas, é uma das armas mais famosas da cultura pop. Empunhado por Jedi e Sith, os sabres de luz são um acessório indispensável para esses guerreiros. Eles são como as varinhas para os bruxos, o revólver para os cowboys e as catanas para os samurais, por exemplo. Uma espécie de extensão do corpo. Saber manusear de forma hábil o sabre de luz garante ao seu portador grande vantagem sobre o adversário. Não existe uma convenção nerd que não tenha algumas pessoas vestidas de Jedi ou Sith com um sabre na mão. Sua existência chega a ser muito mais desejada do que o skate voador de Marty McFly em De Volta para o Futuro. Que convenhamos, não virou exatamente uma realidade.
O único problema dos sabres de luz é que eles não foram tão explorados como poderiam ter sido. Sua forma permaneceu básica ao longo de todos esses anos. As mudanças ocorrem apenas no formato do cabo, que variam entre reto, levemente inclinado e um pouco torto. No entanto, nada muito audacioso. Nem mesmo nas animações. Porém, isso mudou quando Star Wars foi levado de novo ao cinema. Em O Despertar da Força, conferimos o sabre em forma de cruz de Kylo Ren. Uma mudança chamou bastante atenção na época. O desafio continuou com Os Últimos Jedi, onde o filme apresentou os “sabres” flexíveis da Guarda Imperial.
Enquanto o cinema começou por agora a dar asas à imaginação, os fãs têm feito isso desde a introdução dessas armas na história. Por isso, selecionamos alguns exemplos incríveis de sabres de luz feitos pelos admirados da obra. Confira!