Peter Sunde, cofundador do The Pirate Bay, foi entrevistado pelo The Next Web e entregou um panorama sombrio dos próximos anos da internet. O principal ponto? Os usuários perderam o poder da internet, que está nas mãos das grandes companhias. Além disso, que as grandes companhias hoje são as ditadoras da internet.
Tudo é centralizado e a internet serve apenas aos desejos das grandes companhias.
“Tudo deu errado. É isso, não é sobre o que acontecerá no futuro, é sobre o que está acontecendo agora. Nós centralizamos todos os nossos dados em um cara chamado Mark Zuckerberg, que basicamente é o maior ditador do mundo e que não foi eleito pelo povo. O Trump [Donald Trump, presidente dos EUA] tem controle de todos os dados que o Zuckerberg possui, então já estamos neste ponto. Tudo que poderia dar errado deu errado, e eu acredito que não exista uma maneira de acabar com isso”, comentou Sunde na entrevista.
O cofundador da maior plataforma de torrents que já existiu também deixou claro que a internet nasceu “para ser descentralizada”. Contudo, atualmente, tudo é centralizado e a internet serve apenas aos desejos das grandes companhias.
Como exemplo, Sunde comenta que as principais novidades na internet foram compradas e centralizadas por uma das cinco gigantes atuais: Amazon, Google, Apple, Microsoft e Facebook.
“Nós não criamos mais coisas, agora, nós apenas temos coisas virtuais. Uber, Alibaba e Airbnb, por exemplo, possuem produtos? Não. Nós saímos de um modelo baseado em produto para um produto virtual, até chegar ao ponto atual: sem produtos. Este é um processo de centralização que está acontecendo”.
Peter ainda disse que é necessária uma discussão maior sobre ética na tecnologia, porque as empresas continuarão sempre colocando seus interesses financeiros sobre as necessidades das sociedades e do povo. Caso isso não seja feito, chegaremos ao ponto distópico de uma sociedade gerida por companhias — além do que ela já é.
Nós, como o povo, perdemos a internet para a sociedade capitalista
O pessoal do The Next Web tentou puxar uma declaração mais otimista de Peter Sunde, sobre a possibilidade de luta contra a descentralização. A resposta foi a seguinte: “Nós perdemos essa luta há muito tempo. A única maneira de realizarmos qualquer diferença é limitando os poderes de companhias — com ajuda de governos —, mas, infelizmente, a Europa ou os Estados Unidos não parecem ter interesse em fazer isso”.
“Nós, como o povo, perdemos a internet para a sociedade capitalista. Nós tivemos uma pequena abertura para uma internet descentralizada, mas perdemos por sermos inocentes. Estas companhias tentam soar como boas ao fazer isso, que elas estão ‘lhe dando’ algo. Como o Spotify, que te dá música e possui uma grande paixão por música… E toda a Relação Pública que eles têm. Big Data* é como as grandes companhias de tabaco: nós não sabíamos como elas eram perigosas, mas agora sabemos que elas dão câncer. Nós estamos fumando nossas vidas em produtos de Big Data, e agora não conseguimos parar”.
Fontes: TheNextWeb, Tecmundo