5 Deuses anteriores a Jesus com histórias bem parecidas com a dele

Praticamente todos os ocidentais – e provavelmente boa parte dos orientais também – sabem os pontos mais importantes da história de Jesus Cristo: o nascimento vindo de uma virgem, a visita dos reis magos, a caminhada sobre a água, a crucificação e a ressurreição.Pelo fato do cristianismo ser tão popular e por estes detalhes serem tão intrínsecos à nossa cultura, é fácil acreditarmos que a história de Jesus é única – mas não é bem assim. Jesus pode não ser o que você pensa.

Muitos deuses das mais diversas culturas anteriores a Cristo compartilham histórias muito parecidas com o filho do Deus cristão. Alguns especialistas acreditam, inclusive, que a história de Jesus pode ter sido baseada na história de alguns deuses mais antigos. Abaixo, estão 5 exemplos de deuses de povos de diversos cantos do planeta que possuem várias semelhanças em suas histórias com a história da vida de Jesus que nos é contada.

 

5. Hórus (3.100 a.C.)

 

Hórus era o Deus do Céu no Egito Antigo. Muitos alegam que a história de Jesus foi diretamente baseada na história de Hórus, e não é para menos.

Assim como Jesus, ele tinha 12 discípulos – um deles nasceu de uma virgem em uma caverna. Como Jesus, seu nascimento foi anunciado através de uma estrela, e três homens sábios apareceram!
Hórus foi batizado quando tinha 30 anos por Anup, o batista, assim como Jesus foi batizado por João Batista no Rio Jordão. Além disso, conta-se que Hórus fez levantar um morto e caminhou sobre a água. Finalmente, ele foi crucificado, enterrado em um túmulo e ressuscitou, assim como Jesus.

 

4. Buda (563 a.C.)

 

Siddhartha Gautama foi um mestre religioso e fundador do budismo que viveu no século 6 a.C. Assim como Jesus, é conhecido por ter curado os doentes e por ter caminhado sobre a água, além de ter alimentado 500 pessoas com uma cesta de bolos. Muitos dos ensinamentos de Buda eram parecidos com as coisas que Jesus ensinou, incluindo a igualdade para todos. Além disso, passou três dias na prisão e ressuscitou quando morreu.

 

3. Mithra (2.000 a.C.)

 

Mithra é uma antiga divindade zoroastrista que possui várias semelhanças com Jesus. Ele veio ao mundo através de um nascimento virginal em 25 de dezembro, e quando nasceu foi envolto e colocado em uma manjedoura. Mais além, teve 12 companheiros (ou discípulos) e realizou milagres. Como o Deus cristão, deu sua própria vida para salvar o mundo, permaneceu morto por três dias e depois ressuscitou. Não bastasse isso, é chamado de “o Caminho, a Verdade e a Luz” e ainda por cima tem sua própria versão de uma “ceia do Senhor” de estilo eucarístico.

 

2. Krishna (3.000 a.C.)

 

Uma das principais divindades hindus, Krishna também tem diversas semelhanças com o cordeiro de Deus. Anjos, homens sábios e pastores estavam em seu nascimento. Sabe quais presentes eles deram a ele? Isso mesmo: ouro, incenso e mirra. Além disso, um homem mau e ciumento ordenou a matança de todos os recém-nascidos quando ele nasceu, assim como aconteceu com Jesus. Krishna também foi batizado num rio e realizou milagres, incluindo ressuscitar os mortos e curar os surdos e os cegos. Quando morreu, ascendeu dos mortos para o céu e espera-se que volte à Terra algum dia para lutar contra o “Príncipe do Mal”.

 

1. Osíris (3.100 a.C.)

 

Pai de Hórus, Osíris também possuía suas semelhanças com o nazareno. A principal delas: foi morto e ressuscitou três dias depois. Porém ele passou seus três dias morto no inferno. Além de também ter realizado milagres e ter 12 discípulos, Osíris ensinou o renascimento através do batismo na água.

 

Fonte: LatinoAmerica, HyperScience

Opine

comentários

Leia também

This article has 1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.