Radiação aumentou misteriosamente em países da Europa. Suspeitas de testes secretos na Rússia

O primeiro país a detectar um aumento no nível de radiação foi a Noruega. Depois seguiram-se Finlândia, França, Polônia, Alemanha, República Tcheca e Espanha. Todos registraram um crescimento moderado do isótopo radioativo conhecido como iodo-131 na atmosfera terrestre.

O iodo-131 é um elemento químico radioativo e nocivo para a saúde humana. Ele costuma aparecer após testes ou acidentes nucleares. Porém, nesse caso, não representou perigo por ter se tratado de uma quantidade muito reduzida dessa substância, e devido também à sua breve permanência no ar (o elemento se desintegra depois de 8 dias).

Rapidamente, alguns meios de comunicação acusaram a Rússia como a causadora desse fenômeno misterioso, pelo fato de terem testado secretamente uma arma nuclear no arquipélago de Nova Zembla, a noroeste do país. Mas essas teorias foram refutadas depois da confirmação de que não foi registrada nenhuma atividade sísmica na região e que outros isótopos, que costumam ser liberados na atmosfera em testes nucleares desse tipo, não estavam presentes.

Fonte: The Daily Star

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.