Além de ceifar a vida de milhares de pessoas, as guerras reduzem ao pó a infraestrutura dos locais afetados, incluindo o legado arquitetônico de civilizações milenares.
No caso de guerras como a do Afeganistão e do Iraque e, principalmente, conflitos que afetam o Oriente Médio, há 7 monumentos históricos que foram afetados para sempre. Conheça um pouco sobre cada um deles.
Grande Mesquita de Samarra, Iraque
Construída no século IX, já foi a maior mesquita do mundo. Foi bombardeada em 2005 durante um ataque da OTAN.
Budas de Bamiyan, Afeganistão
Foi considerado o legado mais espetacular da cultura budista. As maiores figuras de Buda do mundo foram destruídas pelos talibãs.
Cidade Antiga de Bosra, Síria
Capital do império árabe romano, possuía um grandioso teatro romano do século II, que sucumbiu ao bombardeio com morteiros.
Grande Mesquita de Alepo, Síria
Erguida em 715, já foi uma das maiores do mundo, até ser reduzida a escombros durante a guerra civil síria em 2013.
Nimrud, Iraque
Uma das cidades mais antigas da região, abrigo de estátuas monumentais e joias, foi saqueada após a invasão do Iraque em 2003.
Túmulo de Jonas, Iraque
Centro de peregrinação para cristãos e muçulmanos, a tumba do profeta foi destruída pelo ISIS em 2014.
Palmira, Síria
Uma cidade maravilhosa, declarada Patrimônio Mundial e que abrigou a arquitetura mais vanguardista de sua época, foi devastada pelo ISIS.
Fonte: Codigo Nuevo Imagem destaque: Waj/Shutterstock.com Imagens no corpo do texto (de cima para baixo): IgorF [GFDL or CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons; Tor Pur/Shutterstock.com; Waj/Shutterstock.com; Gabriele Fangi, Wissam Wahbeh [CC BY 3.0], via Wikimedia Commons; Homo Cosmicos/Shutterstok.com; Roland Unger [GFDL or CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons;OPIS Zagreb/Shutterstock.com
não tenho e no dicionário não possui…palavras o suficiente para eu externar minha indigniação, minha revolta contra essas destruições…uma perda irreparável que jamais poderá ser reconstruida ….dor e revolta em minha alma ..talves sejam essas palavras que eu possa usar nesse momento para expressar – me …diante dessa barbarie