Obras fantásticas patrimônios da humanidade e destruídas pelos humanos

Além de ceifar a vida de milhares de pessoas, as guerras reduzem ao pó a infraestrutura dos locais afetados, incluindo o legado arquitetônico de civilizações milenares.

No caso de guerras como a do Afeganistão e do Iraque e, principalmente, conflitos que afetam o Oriente Médio, há 7 monumentos históricos que foram afetados para sempre. Conheça um pouco sobre cada um deles.

Grande Mesquita de Samarra, Iraque

Construída no século IX, já foi a maior mesquita do mundo. Foi bombardeada em 2005 durante um ataque da OTAN.

Budas de Bamiyan, Afeganistão

Foi considerado o legado mais espetacular da cultura budista. As maiores figuras de Buda do mundo foram destruídas pelos talibãs.

Cidade Antiga de Bosra, Síria

Capital do império árabe romano, possuía um grandioso teatro romano do século II, que sucumbiu ao bombardeio com morteiros.

Grande Mesquita de Alepo, Síria

Erguida em 715, já foi uma das maiores do mundo, até ser reduzida a escombros durante a guerra civil síria em 2013.

Nimrud, Iraque

Uma das cidades mais antigas da região, abrigo de estátuas monumentais e joias, foi saqueada após a invasão do Iraque em 2003.

Túmulo de Jonas, Iraque

Centro de peregrinação para cristãos e muçulmanos, a tumba do profeta foi destruída pelo ISIS em 2014.

Palmira, Síria

Uma cidade maravilhosa, declarada Patrimônio Mundial e que abrigou a arquitetura mais vanguardista de sua época, foi devastada pelo ISIS.


Fonte: Codigo Nuevo Imagem destaque: Waj/Shutterstock.com  Imagens no corpo do texto (de cima para baixo):  IgorF [GFDL or CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons; Tor Pur/Shutterstock.com; Waj/Shutterstock.com; Gabriele Fangi, Wissam Wahbeh [CC BY 3.0], via Wikimedia Commons; Homo Cosmicos/Shutterstok.com; Roland Unger [GFDL or CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons;OPIS Zagreb/Shutterstock.com

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

This article has 1 Comment

  1. não tenho e no dicionário não possui…palavras o suficiente para eu externar minha indigniação, minha revolta contra essas destruições…uma perda irreparável que jamais poderá ser reconstruida ….dor e revolta em minha alma ..talves sejam essas palavras que eu possa usar nesse momento para expressar – me …diante dessa barbarie

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.