Pokémon GO já era jogado mesmo antes de ter chegado oficialmente ao Brasil, mas o lançamento na semana passada só veio trazer maior visibilidade ao jogo. Pelo grande frenesi que existe nas redes sociais em torno do jogo, podemos dizer que é o app de maior sucesso até hoje – isso e o fato de ocupar o primeiro lugar das aplicações mais populares.
Agora que milhões de brasileiros já estão jogando Pokémon GO, o próximo passo, é lógico, é dotar os treinadores dos melhores equipamentos. Nos desenhos animados e nos videogames esses equipamentos podem ser varas de pesca, patins, pokébolas ou até mochilas. No Pokémon da “vida real” o equipamento mais importante é o smartphone.
A aplicação Pokémon GO tem exigências mínimas bastante acessíveis. Os jogadores apenas têm de garantir um equipamento Android com a versão 4.4 ou superior, ou no mínimo um iPhone 5 com a versão iOS 8.0 ou superior. Mesmo ao nível de armazenamento é um jogo pouco exigente: 110 megabytes no iOS, 58 megabytes no Android.
Arriscaríamos a dizer que qualquer smartphone compatível é um bom smartphone para jogar Pokémon GO, pois é uma experiência acima de tudo social pela qual todos os que gostam de tecnologia deviam passar pelo menos uma vez.
A Niantic tem requisitos próprios – como o fato do jogo não ser compatível com processadores Intel – , mas sabemos bem quais os fatores que importam para que a experiência de jogo com Pokémon GO seja a ideal: tela com proporções generosas e com uma resolução de qualidade e com uma bateria com boa capacidade de duração.
Você irá passar muito tempo olhando para a tela e também para o indicador da bateria – que costuma “sugar” 50% de uma bateria “normal” em apenas uma hora de aventura.
Como deverá então ser um smartphone ideal para jogar Pokémon GO, um que garanta a experiência de jogo quase imaculada? Nos nossos critérios: uma tela de cinco polegadas ou superior; resolução Full HD ou superior; com 2GB ou mais de memória RAM já que quando está com o jogo convém deixar alguma memória livre para que outras aplicações continuem a ‘fluir’ sem grandes problemas; com GPS; com uma bateria de 3.000 mAh ou superior; que tenha resistência a água; e que já esteja disponível no mercado.
Fazemos aqui uma explicação mais detalhada sobre a questão da resistência à água. Consideramos que idealmente um bom smartphone para jogar Pokémon GO também tem de garantir alguma resistência à água, não na perspetiva de o jogador ir para a piscina apanhar Goldeens – também pode, é claro -, mas mais pensando no inverno e também nas chuvas de verão.
A chuva acabará por chegar e os jogadores terão sempre de sair à rua para apanhar pokémons. Então o mais aconselhável é estar o melhor preparado possível a médio e longo prazo. Isto de forma integrada, pois pode usar capas protetoras e até baterias extras.
Pelos nossos critérios na ferramenta de pesquisa de smartphones do GSM Arena, e de forma surpreendente, só existem 20 equipamentos no mercado que respondem a todos os pontos do critério. Se retirarmos as versões duplicadas sobram apenas 12 modelos:
– Samsung Galaxy S7
– Samsung Galaxy S7 Edge
– Sony Xperia Z3
– Motorola Moto X Play
– Sony Xperia Z1
– Sony Xperia Z2
– Sony Xperia Z5 Premium
– Motorola Moto X Style
– Samsung Galaxy S7 Active
– Sony Xperia Z Ultra
– Motorola Droid Maxx 2
– Samsung Galaxy S6 Active
Chamamos a atenção para o fato destes serem equipamentos que correspondem aos critérios definidos pelo Nerdices. Outros jogadores ou publicações poderão ter critérios diferentes, mas aqui optamos por uns que possam garantir de fato a melhor experiência de utilização para a tipologia de jogo que Pokémon GO representa.
Relativamente a esta lista aconselharíamos ainda os jogadores a procurarem os equipamentos mais recentes e com as versões mais recentes do sistema operativo Android – já que todos têm integrado o software da Google.
A lista apresentada não significa que não existam outros smartphones de grande qualidade para jogar Pokémon GO.
O Asus Zenfone Max é outro equipamento a ser levado em conta pela sua bateria monstruosa de 5.000 mAh. Ou o Oukitel K10000 e a sua bateria estratosférica de 10.000 mAh. O iPhone 6 Plus pela forma fluída como executa o jogo, ou o Nexus 6P pelo mesmo motivo.
Os leitores ficam convidados a compartilhar nos comentários qual o smartphone que usam e como é o desempenho do jogo nesses equipamentos para que outros jogadores possam ter um termo de comparação.
Boas capturas – independentemente do equipamento que tiverem.