Nesta semana, BlackBerry inaugurou seu serviço de pagamentos móveis na Indonésia a fim de tornar as transações bancárias em atividades corriqueiras do cotidiano. Para isso, a canadense atualizou seu famoso aplicativo de mensagens, BBM, e anexou o sistema de movimentação financeira no próprio app.
Desta forma, os interessados não são obrigados a baixar uma aplicação totalmente nova, bastando realizar o download do update para aproveitar tudo o que a companhia norte-americana oferece junto a sua novíssima infraestrutura capaz de aposentar de vez as carteiras físicas. Além disso, Android e iOS também são compatíveis.
Na Indonésia, BBM está acima do WhatApp, Facebook Messenger, Telegram e demais rivais na lista de mensageiros mais utilizados pelo público, portanto experimentar uma novidade por lá faz muito sentido para a BlackBerry. Chamado de BBM Money, o serviço ficará em cargo de facilitar o envio de dinheiro para lojas físicas e online, efetuando o pagamento diretamente pela internet. Basta cadastrar as informações bancárias e começar a usufruir da utilidade. O fato de menos de 20% dos adultos no país possuírem uma conta em bancos promove ainda mais a “região perfeita” para testes. Mas e a expansão internacional? A empresa do Canadá responde:
Eu sei que muitos de vocês – e de fato, a maioria da imprensa que conhecemos nesta semana! – estão ansiosos para entender se vamos lançar serviços como o BBM Money em mercados além da Indonésia. A resposta é que serviços de pagamentos não são simples de se replicar de um mercado para outro, dada a complexidade de regulamentações locais e sistemas bancários. Entretanto, estamos buscando ativamente outros mercados com características similares à Indonésia, onde faria sentido para nós investir em serviços de pagamentos ligados ao BBM – diz Matthew Talbot, Vice-Presidente Sênior de Soluções Emergentes da BlackBerry.
Sabendo da opinião da BlackBerry a respeito da estreia do BBM Money em outros locais ao redor do globo, nota-se que isso não deve acontecer, pelo menos em um período curto de tempo. Talvez a marca canadense esteja tentando se aproveitar de lugares onde o Apple Pay, Samsung Pay e Android Pay ainda não atuam oficialmente, descobrindo se o sucesso desejado será atingido – ou não – antes de decidir se vale a pena investir no sistema bancário nas demais nações onde seus produtos são comercializados. Para os consumidores, seria uma boa se isso acontecesse, principalmente ao levar em conta que o BB OS, Android e iOS suportam a novidade em perfeita harmonia.