Artefato alienígena vai passar pela Terra este ano

Com apenas cerca de 10 metros de diâmetro, o objeto exibiu uma taxa de rotação anômala, as flutuações de brilho e velocidade para o seu tamanho, sugerindo a Scotti que era algo diferente dos seus ordinários objetos do principal cinturão de asteróides. Mais estranho ainda, o objeto estava em uma órbita heliocêntrica notavelmente semelhante à da Terra.

Scotti rastreou o objeto, agora conhecido como 1991 VG, nas duas noites seguintes e uma vez que ele reuniu dados suficientes para traçar uma órbita preliminar, ele ficou surpreso ao descobrir que o objeto estaria passando dentro de aproximadamente apenas 0,003 au (280,000 milhas) da Terra no mês seguinte. Enquanto os asteróides que passam pela vizinhança da Terra não são certamente raridade, eles também tendem a não durar muito tempo, uma vez que são susceptíveis de impacto no planeta ou de serem jogados em uma órbita diferente quando passam muito próximo.

No entanto, na medida que Scotti continuou a reunir dados sobre o “asteroide-objeto” 1991 VG, tornou-se claro que este era pelo menos o segundo vôo do objeto pela Terra. O voo prévio ocorreu por volta de março de 1975. A longevidade do objeto imediatamente despertou a suspeita de Scotti, levando-o a especular que ele poderia ter sido construído por alguém, ser artificial ou algo assim.

“Examinamos todas as possibilidades de ele ter sido feito pelo homem”, disse Scotti à Motherboard. “Havia algumas espaçonaves possíveis e pedaços de foguete que poderiam ser o 1991 VG, mas quando nós pesquisamos cada um desses detritos, nós fomos capazes de eliminar cada um deles.”

Em 1995, Duncan Steel, um astrônomo então afiliado à Universidade de Adelaide, publicou um artigo no Observatório especulando sobre a natureza deste objeto misterioso, incluindo a possibilidade de que ele fosse de origem alienígena. Ele observou que o fato de que “nenhum dos poucos corpos de foguetes feitos pelo homem deixados em órbitas heliocêntricas durante a era espacial tem órbitas puramente gravitacionais retornando à Terra [em novembro de 1991]” sisso ignificava que “poderia ser argumentado que o 1991 VG é um candidato a ser uma sonda alienígena observada na vizinhança de nosso planeta”.

O 1991VG é um NEO (Objeto Próximo da Terra, no acrónimo em inglês) descoberto pelo astrónomo americano James Scotti em 6 de Novembro de 1991. Por causa de sua órbita inusitada e rápida variação em sua luminosidade, originalmente foi especulado como um possível objeto artificial feito pelo homem ou até por alguma civilização extraterrestre.

Ironicamente, enquanto Duncan Steel estava levantando essa teoria do 1991 VG como sendo um objeto alienígena, a fim de finalmente desqualificá-la como uma explicação, foi este artigo que finalmente estabeleceria a conexão entre o objeto e a Busca de Artefatos Extraterrestres (Search for Extraterrestrial Artefacts – SETA) nas mentes dos navegadores da Internet em todos os lugares.

“Eu não acho que [VG 1991] é de origem extraterrestre”, disse Steel em um e-mail. “Eu acho que devemos levar a sério a possibilidade de que haja artefatos alienígenas no sistema solar, embora eu duvide muito que existam, com base no que sabemos até agora”.

Embora a probabilidade de que o 1991 VG seja uma sonda extraterrestre ser minima, o debate sobre o que o objeto pode ser está longe de ser resolvido. Steel sustenta que com base no que sabemos sobre o objeto, é provável que seja feito pelo homem, talvez pelo (resíduo) foguete Apollo 12.

Scotti, por outro lado, não descartou completamente uma origem natural para este objeto misterioso. De acordo com ele, o 1991 VG exibiu variações incomuns no seubrilho, que sugeriu que o objeto estava girando muito rapidamente com apenas alguns minutos de pico ao pico. Na época havia um consenso geral de que uma rotação tão rápida poderia fazer com que o “asteroide” se separasse da força centrífuga gerada pela rotação.

No entanto, de acordo com Scotti, nos anos seguintes desde que ele detectou a presença do objeto-asteroide 1991 VG, descobriu-se que uma porção significativa de asteróides menores de 100 metros têm períodos de rotação notavelmente rápido. Assim, para um objeto tão pequeno quanto o 1991 VG, um período de rotação de alguns minutos, embora raro, não é impossível. Significaria simplesmente que o objeto é uma estrutura monolítica, um pedregulho pequeno, um pouco mais do que uma peça de entulho.

“Minha pergunta é de onde veio o 1991 VG e como ele entrou em sua atual órbita?” – disse Scotti. “Uma possibilidade seria a de ser expulso de um impacto lunar. Uma outra possibilidade é que a força de Yarkovsky, causada pelas emissões térmicas de um objeto giratório, sistematicamente empurrou o objeto ao longo de períodos longos de tempo. Ainda é um quebra-cabeça!

Felizmente, podemos não ter que esperar muito tempo para resolver o mistério sobre o 1991 VG. O objeto é devido para uma outra passagem próxima no verão de 2017 (Junho a setembro), mas estará um pouco mais distante da Terra do que em 1991 e somente visível do hemisfério sul. Então, novamente, há sempre a possibilidade de que seja uma sonda sensível alienígena, caso em que provavelmente devemos começar a nos preparar para uma invasão?.

No dia 15 de fevereiro de 2013, um enorme meteoro explodiu ao entrar na atmosfera da Terra, na região de Chelyabinsk, na Rússia.

True Mysteries… from Space! is part of All in Your Head, a series that takes a scientific look at all things spooky and scary.

Fonte: https://motherboard.vice.com/

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.