Espaçonave experimental dos EUA retorna do espaço após dois anos em missão secreta

Um avião espacial militar secreto e não tripulado aterrissou no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, no domingo com um boom sonoro. O retorno do veículo reutilizável de teste orbital Boeing X-37B (OTV-4) concluiu uma missão de quase dois anos em órbita, de acordo com a Força Aérea dos EUA. O avião espacial foi posto em órbita a bordo do Atlas 5, em 20 de maio de 2015.

A Força Aérea twittou pouco depois das oito da manhã que o veículo pousou com segurança, marcando a conclusão de sua quarta missão classificada, que durou mais de 700 dias.  O X-37B não tripulado, que se assemelha a um mini-ônibus espacial, aterrou em uma pista usada pelos antigos shuttle, ônibus espacial

O avião espacial construído pela Boeing foi lançado em maio de 2015 da estação próxima da força aérea de Cabo Canaveral a bordo de um foguete Atlas 5 construído pelo United Launch Alliance, uma parceria entre Lockheed Martin Corp e Boeing Co.

Quadro comparativo do tamanho do X37B e do ônibus espacial Space Shuttle.

O X-37B, uma das duas naves da frota da Força Aérea, realizou experimentos não especificados por mais de 700 dias enquanto estava em órbita. Foi a quarta e mais longa missão até agora para o programa secreto, gerenciado pelo Air Force Rapid Capabilities Office-Escritório de Capacidades Rápidas da Força Aérea dos EUA.

A USAF disse que os orbitadores X-37B “realizam redução de risco, experimentação e desenvolvimento de conceito de operações para tecnologias reutilizáveis de veículos espaciais”.  No entanto, a natureza exata da missão e seu custo é altamente classificado como secreto.

A Secure World Foundation, um grupo sem fins lucrativos que promove a exploração pacífica do espaço, diz que o segredo em torno do X-37B sugere a presença de hardware relacionado à inteligência que está sendo testado ou avaliado a bordo. Os veículos têm 29 pés de comprimento e têm uma envergadura de 15 pés, tornando-os cerca de um quarto do tamanho dos ônibus espacial shuttle da National Aeronáutica e Administração espacial-NASA,  agora aposentado.

O veículo de teste orbital reutilizável X-37B voltou do espaço domingo de manhã, concluindo uma missão de quase dois anos em órbita, de acordo com a Força Aérea dos EUA

O X-37B, também conhecido como Orbital Test Vehicle, ou OTV, voou pela primeira vez em abril de 2010 e retornou após oito meses. Uma segunda missão foi lançada em março de 2011 e durou 15 meses, enquanto uma terceira tomou vôo em dezembro de 2012 e retornou após 22 meses.

O pouso de domingo foi o primeiro do X-37B na Flórida. As três aterragens precedentes ocorreram na base da força aérea de Vandenberg na Califórnia.  A Força Aérea relocalizou o programa em 2014, assumindo dois dos antigos hangares de processamento de espaçonaves da NASA.

A Força Aérea pretende lançar a quinta missão X-37B da Estação da Força Aérea de Cabo Cañaveral, localizada ao sul do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, ainda este ano.

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.