Levou um tiro no rosto e fez um transplante. Veja como ficou a aparência dele!

Levar um tiro é um tipo de sensação que ninguém gostaria de sentir. Dependendo da região que atinge, o tiro é capaz de provocar danos graves ao corpo ou levar a pessoa à morte.

Há dois dias do Natal, em 2006, Andy Sandness estava triste e bebendo muito. Segundo o jornal o Globo, “naquela noite, depois do trabalho, quando estava ‘super, super deprimido’, ele pegou um rifle de um armário.

Olhou para si mesmo por um tempo, posicionou o cano da arma embaixo de seu queixo, respirou fundo e puxou o gatilho. Instantaneamente, ele sabia que tinha cometido um erro terrível. Quando a polícia chegou, enquanto um oficial que era seu amigo o segurou nos braços, Sandness implorava: ‘Por favor, por favor, não me deixe morrer! Eu não quero morrer!

Ele foi levado de sua casa no leste do Wyoming, tratado em dois hospitais e depois transferido para a Clínica Mayo. Quando acordou, sua mãe estava segurando sua mão. Ela sempre foi uma mulher forte, mas naquele dia, seu rosto era um retrato de uma dor inconsolável. A bala tinha deformado a boca do seu filho, que então apontou para uma caneta e um papel.

“Eu sinto muito”, escreveu ele.

“Eu te amo,” ela respondeu. “Está bem.” Mas tudo o que Sandness podia pensar era como ele tinha ferido sua família — e só queria saber o que vinha em seguida”.

Andy acabou ficando sem o nariz, a mandíbula, com a boca dilacerada, perdido parte da visão do olho esquerdo e com apenas dois dentes. Depois de ser tratado em dois hospitais, ele foi transferido para a Clínica Mayo e conheceu o cirurgião plástico Samir Mardini, um especialista em reconstituição facial.

O médico estava lançando um programa de transplantes faciais e achou que Sandness poderia ser o paciente ideal. Ele conta que o risco e as consequências dessa cirurgia eram altos, mas Sandness acabou topando. Depois da revisão interna e aprovação para a reconstrução facial inicial, a equipe de Mardini reconstruiu sua mandíbula com osso, músculo e pele foram retirados do quadril e perna para enxertar as partes afetadas.

A equipe médica também reconectou os ossos da facem com placas de titânio e parafusos. Depois da reconstrução, Sandness foi comunicado da existência de um doador disponível, Calen Rudy Ross, que também tinha atirado em si mesmo aos 21 anos de idade e não resistiu aos ferimentos.

Segundo o G1, “O procedimento de transplante de rosto durou 56 horas: cerca de 24 horas para retirar o rosto do doador e outras 32 horas para implantá-la no paciente. “Superou em muito minhas expectativas”, escreveu Sandness em um caderno quando viu seu rosto no espelho pela primeira vez após a cirurgia.


Sandness, agora com 31 anos, está aproveitando os pequenos prazeres da vida, como comer bife e pizza (antes, isso não era possível, pois o orifício de sua boca era pequeno demais para esses alimentos).

Ele também desfruta do fato de não chamar mais a atenção por sua aparência e ser “apenas mais um rosto na multidão“.”

Como agradecimento, ele abraça o cirurgião Samir Mardini, o responsável pela cirurgia de transplante de rosto no rapaz.

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.