Arqueólogos espanhóis descobrem múmia intacta no Egito

O Ministério de Antiguidades anunciou neste domingo (13) que arqueólogos espanhóis descobriram uma múmia faraônica milenar em bom estado numa tumba perto de Luxor, no sul do Egito.

A descoberta aconteceu perto de um templo construído pelo faraó da dinastia 18, Tutmés III (1479-1425 a.C.), no leste de Luxor, um museu a céu aberto a 700 km do Cairo.

Segundo comunicado no Ministério, “a múmia, muito bela, coberta por camadas de linho engessadas, está em ótimo estado”.

Ela foi encontrada em um sarcófago de madeira de cores vivas, em uma tumba que poderia ser do Terceiro Período Intermediário (1075 a 664 a.C.) e cujo proprietário seria um homem da nobreza, Amenrenef, que leva o título de “servidor da casa real”, segundo o texto.

Luxor, cidade de 500 mil habitantes no sul do Egito, é famosa por seus templos faraônicos às margens do rio Nilo.

Opine

comentários

Publicado por Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *