Descoberta em Machu Picchu sugere que alguém esteve lá antes dos Incas

Pinturas rupestres encontradas próximas a Machu Picchu, feitas antes da chegada dos incas, poderão mudar a história do mítico lugar. Os desenhos foram encontrados no último mês, em um afloramento rochoso chamado Pachamama, que fica a 100 metros da famosa “cidade perdida dos incas”. Pesquisadores do Parque Nacional de Machu Picchu encontraram pinturas rupestres relacionadas ao período anterior do surgimento da civilização inca. Pachamama é uma divindade máxima dos Andes, considerada uma deusa-mãe.

Uma das pinturas, feita em preto e ocre, representa um homem que carrega uma chama e outro elemento geométrico ainda não identificado. “A descoberta de pinturas rupestres pré-incaicas no Santuário Histórico de Machu Picchu, em Cusco, poderá mudar a história que conhecemos sobre o lugar”, contou o responsável pelo programa de pesquisas locais, José Bastante, que disse que os padrões do desenho não correspondem à pictografia inca. O pesquisador afirmou que estudos irão comprovar a legitimidade dessas obras, por isso, a área ficará fechada.

No mesmo local, em 1912, foram descobertos quatro túmulos pela segunda expedição peruana da Universidade de Yale, sob a direção de Hiram Bingham. Desde sempre, as imagens rupestres estavam ali e não haviam sido notadas por ninguém.

A civilização inca sugiu no século XIII e resistiu até a chegada dos espanhóis à América. Seu último imperador foi Atahualpa, morto pelos conquistadores em 1533.

fonte: El Comercio

Opine

comentários

Publicado por Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato ([email protected]) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *