Especialistas alertam: domínio humano na Terra pode acabar

 

Cedo ou tarde, advertem os cientistas, o ser humano deixará de ser o dono da Terra para dar lugar ao domínio de novas espécies. Sem dúvidas, o Homo Sapiens ainda é a espécie biológica mais desenvolvida da Terra, mas os especialistas dizem que chegará o momento de ceder seu domínio a novos herdeiros, entre os quais podem estar as espécies criadas pela própria humanidade. Abaixo, seguem algumas das criaturas que poderão governar o planeta em um futuro distante.

Fauna ‘inteligente’: Especialistas como o bioeticista canadense George Dvorsky sustentam que o ser humano tem o imperativo moral de aumentar o nível de inteligência de outros seres, tão logo as ferramentas técnicas o permitam. Eles afirmam que é preciso ajudar os animais a pensar, para acabar com a injusta vantagem que tem o homem sobre eles.

Grey goo: A hipótese do grey goo aponta que o crescente desenvolvimento da nanotecnologia molecular levanta a possibilidade de a raça humana ser extinta, vítima de um conjunto de robôs miniaturizados, que poderão se reproduzidos sem controle, utilizando para si toda a matéria viva do planeta.

Castas genéticas: O politólogo norte-americano Francis Fukuyama diz que a ideia de um “trans-humanisno”, ou seja, seres humanos aperfeiçoados por meio da tecnologia genética, é extremamente perigosa. Ele afirma que seu desenvolvimento implicaria o fim da igualdade e das ideias liberais, representado por castas genéticas, originadas por pessoas com altos recursos materiais para conceber filhos com capacidades superiores.

Inteligência artificial: Especialistas como Elon Musk e Stephen Hawking mostram sua preocupação com relação à inteligência artificial, que poderia substituir os seres humanos. “As formas primitivas da inteligência artificial serão úteis, mas considero que o desenvolvimento seguinte da inteligência artificial significará o fim da humanidade. As pessoas, em sua lenta evolução biológica, não serão capazes de competir e serão substituídas”, afirma Hawking.

Espécies humanoides: Embora alguns cientistas considerem pouco provável, dado o processo evolutivo da humanidade, é possível que daqui a alguns milhões de anos surjam novas espécies. Habitar outros planetas e sistemas solares abriria a porta para o surgimento de novas espécies humanoides, adaptadas a múltiplas e diferentes condições planetárias.

Fonte: ListVerse 

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.