Satélite inativo desde os anos 60 volta a transmitir para a Terra misteriosamente

Isso poderia ser o começo de um filme de terror alienígena, mas é pura realidade: um satélite dado como “morto”, desde o final dos anos 60, despertou para a vida e está enviando sinais de rádio fantasmagóricos para a Terra.

Estamos falando do satélite LES1, lançado pelos EUA, em 1965. Ele foi montado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (da sigla em inglês MIT) para testar técnicas de comunicação. Este satélite foi um dos nove satélites do projeto – de uma série LES1-LES9.

O problema do LES1 é que ele nunca chegou à órbita correta. Foi usado por dois anos e depois acabou se calando para o todo o sempre como um pedaço de lixo espacial. Pelo menos era isso que se pensava…

Quarenta e seis anos depois, no ano de 2013, um astrônomo amador do Reino Unido captou um sinal estranho vindo do LES1 e avisou o pessoal do MIT, que confirmou que o satélite retornou à ativa.

Não, o satélite não foi capturado por uma civilização alienígena que está pedindo resgate em um idioma desconhecido. A explicação mais aceita para a ressurreição do satélite está nos painéis solares que de alguma maneira foram recarregados pelo Sol depois de tanto tempo. Isso possibilitou que os sinais de rádio fossem enviados.

Ao que tudo indica, a tecnologia espacial de 50 anos atrás ainda se mostra resistente e até mesmo útil no espaço, mesmo quando ninguém dava nada por ela.

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.