Partes do corpo vistas pelo microscópio

O corpo humano é uma máquina quase perfeita, que conta com funções incríveis. Mas, nem tudo parece bonito e bem acabado em nosso organismo se visto de muito perto. Pelo menos é essa a impressão que temos, quando vemos imagens de nosso corpo no microscópio.

Isso porque, ao serem aproximadas milhares de vezes, as “peças” que nos compõem revelam nossa vulnerabilidade e nosso lado animal, que dificilmente tomamos consciência. Veja 8 exemplos que separamos abaixo e que vão te fazer compreender essa relação:

1. Osso com osteoporose

Essa imagem que você vê mostra um osso doente visto de muito perto. Como dá para notar, ele está super poroso, uma vez que a osteoporose é caracterizada pela perda da massa óssea, que deixa a estrutura do corpo super sensível e passível de fraturas.

2. Pele

É muito feia a imagem, nós sabemos, mas é assim que a pele se parece ao microscópio. A camada superior é a queratina (marrom), composta por células mortas e achatadas, que são sempre descartadas e substituídas por células novas.

3. Tendão

Essa é uma espécie de cordão fibroso que existe em nosso corpo. Graças a ele os músculos se inserem nos ossos ou nos outros órgãos. A imagem – que está aumentada 5 mil vezes – mostra os feixes de fibras de colágeno.

4. Intestino delgado

Essa é a parte que reveste o intestino delgado (fino). Essa é uma camada mucosa, que apresenta “fendas” responsáveis por absorver as substâncias digeridas. Aliás, é exatamente essa superfície feiosa que libera os fluídos digestivos.

5. Língua

Pode ser que você tenha um pouco de dificuldades para namorar de agora por diante, até porque todo mundo tem a língua bem parecida com essa imagem, vista pelo microscópio. Como você vê, ela é coberta por feixes, bem parecidos com espinhos (vistos de perto), feitas para ajudar a sentir o sabor dos alimentos e para movimentar a comida na boca.

6. Olhos

Os olhos, que podem ser tão belos, vistos de perto (de muito perto, aliás), podem ser estranhos. Aliás, seu formato, no de varredura eletrônica, parece mais uma cratera que uma parte do corpo humano. Na fotografia, a parte azul é a pupila, e aquela massa laranja disforme é a íris.

7. Cílios

Assim se parece um único fio de seu cílio, visto de perto. E assim se parecem os bichinhos que vivem junto com eles, onde começa suas raízes. O quê? Não sabia que esses bichinhos existiam? Pois eles são uma espécie minúscula de ácaro que vivem na pele humana e que se alimenta das células mortas. Nada preocupante, na verdade, mas super feios se vistos de perto. Veja:

8. Placa dentária

Sabe aquela “massinha” que se forma sobre o dente quando você passa muito tempo sem os escovar? Pois é, aquilo se chama placa bacteriana. Embora isso não pareça um grande problema, o cenário pode mudar muito, se a situação for vista de perto, não é mesmo? Até porque, o que fica sobre os dentes são bactérias e os produtos do seu metabolismo. Tenso!

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.