Alerta nos céus: laboratório espacial chinês se chocará com a Terra

A comunidade científica internacional está em alerta, tentando determinar a trajetória do laboratório espacial chinês Tiangong-1. Conforme sua estimativa, ele está fora de controle e poderá colidir contra a Terra em 2017.

O astrofísico da Universidade de Harvard, Jonathan McDowell, afirmou em uma entrevista concedida ao jornal britânico The Guardian: “a verdade é que não é possível controlar esses objetos. Mesmo uns dois dias antes de entrar na atmosfera, é provável que não se saiba quando ele vai despencar, o que se traduz em ‘não sabemos onde [vai cair]’”.

Embora McDowell acredite na hipótese do governo chinês de que grande parte da estação será destruída ao cruzar a atmosfera, ele adverte que partes consideráveis poderão sobreviver ao impacto e se chocar com o solo terrestre, causando danos incalculáveis.

O laboratório Tiangong-1 foi colocado em órbita em 2011 e esteve em funcionamento até maço deste ano. Ele possui 10.4 metros de altura, 3.3 de diâmetro e pesa 8.5 toneladas.

As autoridades chinesas estão monitorando o módulo e estão otimistas com relação à sua colisão. Em uma entrevista coletiva, Wu Ping, o subdiretor do escritório de Engenharia Espacial Tripulada, explicou: “com base nos nossos cálculos e análises, a maior parte do laboratório espacial queimará durante a queda. É improvável que isso afete as atividades aéreas ou cause danos à Terra”.

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

This article has 1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.