Uber chega finalmente a Florianópolis. E já causa polêmica no primeiro dia

E finalmente chegou a Florianópolis o Uber. Com certeza uma grande polêmica para as próximas semanas horas e certamente meses. Mas é com certeza um avanço, um ganho na qualidade de transporte para quem mora em Florianópolis.

Para quem não sabe (alguém ainda não sabe?), o Uber é uma alternativa ao serviço de táxi tradicional. Através de um aplicativo instalado em smartphones que rodem Android, iOS/iPhone ou mesmo BlackBerry, a pessoa chama um carro para transportá-la.

As diferenças e vantagens já começam aí. Quando você chama o carro, você informa o ponto de partida e o destino final. O aplicativo já lhe informará o valor aproximado da viagem, o tempo dela e em quanto tempo o motorista chegará até você.

Após ter acesso a estas informações, você dá um toque para realizar a chamada. O aplicativo lhe mostrará o nome do motorista a caminho, o carro usado por ele e a placa. Durante todo o trajeto será exibido um mapa e a posição do carro nele. Ou seja, você sabe exatamente por onde está andando seu motorista e se chegará logo.

Pelo app você também pode se comunicar com o motorista. Durante os primeiros cinco minutos a partir da chamada, você pode desistir e cancelar. Tudo via aplicativo.

O Uber aceita como formas de pagamento cartão de crédito e PayPal. Em Brasília estão aceitando agora também dinheiro “vivo”. Mas em Florianópolis deve iniciar aceitando apenas cartão e PayPal.

Outra coisa interessante é que, quando você chama um Uber, o motorista não sabe o destino da viagem. Ele sabe apenas onde você está. Só ficará sabendo o destino quando iniciar a corrida. Com isso, não tem aquela história de ficar escolhendo clientes, coisa que acontece muito quando você pega um táxi. Quem nunca passou por constrangimento ao pegar táxi e, quando informou uma corrida curta, recebeu um olhar de raiva do taxista?

Ao terminar a viagem, você avaliará pelo app o motorista. Ele também avaliará você. Graças a este sistema de avaliação, o motorista do Uber é atencioso, gentil, educado. Quando morei em Brasília, no primeiro semestre deste ano, usei os serviços do Uber pelo menos uma centena de vezes. Todos os motoristas costumam oferecer água, balas, perguntar se quer ouvir música, o estilo da música, se quer ligar o ar-condicionado, abrem a porta para você entrar, enfim, coisas que você raramente verá em um táxi.

A avaliação vai de 1 a 5 estrelas. Se você dá 3 estrelas ao motorista, o app oferece uma lista para você informar que problemas teve com o motorista. E pode ter certeza que o motorista mal avaliado será advertido pela direção do Uber e, dependendo do caso, será excluído do sistema.

Da mesma forma usuários que tenham uma avaliação ruim também são proibidos de usar o app, sendo excluídos do sistema.

Qualquer pessoa que tenha um veículo em boas condições, com seguro em dia, com ficha limpa na polícia, pode se inscrever para se tornar motorista do Uber. Se você quer se cadastrar como usuário, pode usar meu link clicando aqui e ainda receber uns reais em crédito para viajar 😉

Prefeitura de Florianópolis está reprimindo o Uber

O começo de operação da Uber em Florianópolis levou forte fiscalização para as ruas da Capital catarinense. Com apenas duas horas de início, a Guarda Municipal e a Secretaria de Mobilidade apreenderam o primeiro veículo ligado ao programa que transportava passageiros. O fato ocorreu em frente ao Aeroporto Hercílio Luz, por volta de 15h45min.

Segundo o diretor geral da secretaria, Luiz Carlos Vieira, o carro foi guinchado por fazer transporte irregular de passageiros. Agora o veículo será levado para o pátio de apreensões. O motorista terá que procurar a secretaria na segunda-feira para regularizar a situação, pagar a multa e então ter acesso ao carro. O diretor não estava no local. Com uma foto que havia recebido, não soube precisar se era um Siena ou Linea que havia sido apreendido.

— É transporte irregular de passageiros. Cabe apreensão — resumiu Vieira.

Mas… é bom ou é ruim?

Com certeza para o usuário é ótimo! Serviço de qualidade, prestado de forma eficiente, rápida, atenciosa e por um preço justo.

Para os motoristas do Uber, é uma oportunidade de geração de renda que se abre. O Uber não está roubando empregos de taxistas, pois estas pessoas que são agora motoristas do Uber não poderiam ser taxistas. Aliás, é uma máfia o sistema de táxis em Florianópolis. O Uber está gerando novos empregos, novas oportunidades.

Para a mobilidade na cidade, ao oferecer um serviço de qualidade, o Uber colabora para que mais pessoas deixem seus carros em casa, aliviando o tráfego. Certamente com o crescimento do serviço na cidade – e há condições para isso – serão milhares de carros a menos circulando.

O Uber faz parte de um processo revolucionário baseado na tecnologia que é irreversível. Não adianta se opor e lutar contra essa tendência, assim como não adiantaria os condutores de carruagens se oporem aos carros. É o futuro que se materializa, literalmente em nossas mãos.

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.