Buraco coronal gigantesco está de frente com a Terra

Um grande buraco coronal que lança ventos solares em alta-velocidade, está ficando cara a cara com a Terra, ou seja, nos próximos dias podemos esperar que o nosso planeta seja atingido por partículas carregadas desse vento solar, o que deve desencadear auroras polares e uma tempestade geomagnética considerável. O buraco coronal é tão grande que cobre quase a metade da superfície solar volta para a Terra.

Segundo especialistas da NOAA, há uma chance de 50% de ocorrerem tempestades geomagnéticas de classe G-2 nos dias 28, 29 e 30 de setembro, quando o vento solar de alta-velocidade deve chegar na Terra.

Buraco coronal registrado no dia 26 de setembro de 2016. À esquerda, visão através do ultravioleta extremo
(EIT 195) e à direita, demarcação do buraco coronal para fácil identificação.
Créditos: NASA / SOHO / NOAA

A escala de tempestade geomagnética vai de G-1 (menor) até o G-5 (extrema). Portanto, uma tempestade geomagnética de classe G-2, que é justamente a esperada para os próximos dias, deve desencadear efeitos moderados, como flutuações na malha energética, interrupções de sinais de satélite, danos em transformadores, além de afetar a migração de animais.

Ainda segundo a NOAA, há uma pequena chance de ocorrerem tempestades geomagnéticas de classe G-3 (forte) em curtos períodos.

Mas o que são buracos coronais?

São anomalias magnéticas que acontecem de tempos em tempos no topo da atmosfera do Sol, ou seja, na corona solar, daí o nome buraco coronal. Elas ocorrem por conta de um enfraquecimento do campo magnético da região, fazendo com que o vento solar escape numa velocidade muito mais alta do que o normal.

Os buracos coronais podem ser vistos através de raio-x e ultravioleta extremo, têm cores muito escuras devido a diminuição da temperatura do plasma da região, e se destacam facilmente contra a superfície clara do Sol.

Apesar dos buracos coronais serem considerados “anomalias”, sua ocorrência é relativamente comum, e faz parte do ciclo de atividades do Sol.

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.