Novas descobertas apontam que viver na pré-história não era como imaginávamos

Vestígios de temperos e utensílios provariam que dieta dos nossos ancestrais era mais diversificada do que supúnhamos. Descobertas arqueológicas recentes revelam novas informações que poderão redefinir o nosso imaginário sobre a vida na pré-história.

Alimentação

Vestígios de alho, coentro e mostarda foram encontrados em diferentes utensílios de cozinha ao longo do Mar Báltico, o que provaria que a dieta de nossos ancestrais estava longe de ser insossa. A incrível diversidade gastronômica que teria existido em diferentes regiões do planeta também derrubaria a ideia prévia da “dieta paleolítica”.

Tudo indica que cada grupo hominídeo estabelecia sua alimentação com base nas necessidades nutricionais que o seu entorno exigia.

Fábricas pré-históricas

Há evidências de que, com as ferramentas rudimentares disponíveis na época, eram organizadas “fábricas” de pigmentos, com os quais eram decorados diferentes espaços, objetos de couro e cerâmicas. A descoberta ocorreu na caverna de Blombos, na África do Sul.

Além disso, as pinturas rupestres estão longe de serem representações do seu ambiente. Há nelas uma grande habilidade na representação de animais em movimento e outras figuras complexas.

Elo perdido

O conceito de “elo perdido” também não parece ter muito sentido à luz das últimas pesquisas. Os especialistas preferem falar de “morfologias transicionais”, o que explicaria a lenta mudança na anatomia e no desenvolvimento até chegar ao homo sapiens.

Um estudo conduzido pelo antropólogo Erik Trinkaus, da Universidade de Washington em St. Louis, concluiu que neandertais e homo sapiens coexistiram em diferentes regiões ao mesmo tempo por pelo menos 150 mil anos.

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.