Os smartphones mais seguros do mundo

Cada vez mais o computador desktop ou notebook perde espaço para os smartphones para a realização de tarefas mais simples, como acessar redes sociais, responder e-mails, navegar na rede, ouvir música ou assistir vídeos. As telinhas, que antes eram pequenas, agora têm um tamanho agradável para utilizar os smartphones para praticamente tudo.

Com sua popularidade cada vez maior, é de se esperar que eles passem a ser, cada vez mais, alvo de ataques, infecções por vírus, keyloggers e todo tipo de ataque que era, até então, dirigido contra desktops e servidores. Por isso, a preocupação com segurança tende a aumentar. E com razão.

Neste post, listamos seis smartphones que possuem um elevado grau de segurança. Confiram!

BlackBerry Priv

A BlackBerry sempre foi conhecida por seu foco na segurança. Seus smartphones utilizam criptografia, tornando a interceptação de dados e de voz inacessível para terceiros. Mas a empresa canadense anda enfrentando dificuldades para se manter, vendo sua participação no mercado minguar a cada ano.

Por isso, ela resolveu abrir mão de seu próprio sistema operacional e lançar o PRIV, um smartphone que roda o sistema operacional Android. Como o Android é open source, a BlackBerry incluiu na sua versão modificada do Android camadas adicionais de segurança, tornando-o, segundo ela, o aparelho Android mais seguro.

A configuração do PRIV também merece destaque. Confira o quadro abaixo:

Sirin Labs Solarin

A empresa com sede no Reino Unido revelou seu novo smartphone de luxo – o Solarin que custa uma quantia monstruosa de £ 9.500 libras – cerca de 15.000 dólares ou quase 50.000 reais.

O telefone é tido como tendo uma segurança de “nível militar” e é projetado para “pessoas de negócios internacionais, que transportam uma grande quantidade de informações sensíveis, mas não querem comprometer a usabilidade, a qualidade ou o design”.

O Sirin Labs Solarin vem em um chassi composto com matriz de metal que utiliza painéis de titânio, e um visor 2k de 5,5 polegadas, que é protegido por um vidro Corning gorila 4 sobre a lente de câmara de visualização e curvado.

Ele inicia o Android 6.0.1 Marshmallow out-of-the-box, mas é reforçado com uma infinidade de recursos de segurança que funcionam debaixo do Google Android OS. Toda a configuração é alimentado por Snapdragon 810 chip da Qualcomm.

O smartphone Sirin Labs Solarin, que a empresa fabricante passou dois anos desenvolvendo, apresenta o que a empresa chama de “Zimperium state-of-the-art proteção contra ameaças”, que tem fama de ser capaz de parar uma série de ataques cibernéticos. Segundo a Sirin Labs, “é a tecnologia mais avançada em termos de garantia de privacidade avançado, atualmente indisponíveis fora do mundo das agências de segurança”.

O “modo protegido” permite chamadas e mensagens totalmente criptografadas. A Sirin Labs fez uma parceria com KoolSpan para integrar a criptografia AES de chip para chip de 256-bit.

Tudo que o proprietário só precisa fazer é virar um “interruptor de segurança” na parte de trás do aparelho e o telefone irá entrar imediatamente no modo blindado.

Sua câmera é de “apenas” 23.8MP. O smartphone blindado Solarin vem em quatro acabamentos diferentes: Couro fogo negro de carbono com titânio, couro fogo negro de carbono com Ouro Amarelo, Couro fogo negro de carbono com carbono tipo diamante, e Couro Crystal White carbono com carbono diamante.

Silent Circle Blackphone 2

Silent Circle é uma empresa focada em segurança, criada em 2012 e sediada na Suíça. Utiliza em seus sistema uma parte da criptografia open source e parte desenvolvida por ela. O smartphone roda um sistema operacional próprio. Confira o quadro com algumas especificações:

CryptoPhone 500i

O CryptoPhone 500i é um smartphone seguro com sistema operacional Android, incorporando segurança total para envio de mensagens seguras e chamadas Voice over IP (VOIP), compatível com qualquer operadora.

O cryptophone 500i é um equipamento altamente protegido, acompanhado de um código-fonte completo para avaliação independente.

A tecnologia de encriptação GSMK Cryptophone é baseada em algorítmos fortes e planeados que, quando combinados com senhas, fornecem uma tranquilidade completa nas comunicações.

Sua configuração é a seguinte:

  • GSM quad-band 850/900/1800/1900 MHz
  • 3G UMTS HSDPA / W-CDMA 850/900/1900/2100 MHz com suporte para HSUPA e HSPA+
  • 4G LTE 800/850/ 900/1800/2100/2600 MHz
  • Velocidade máxima de 150mbps em transferência de dados
  • Até 21horas em conversação
  • Compatível com qualquer gama de equipamentos GSMK Cryptophone
  • Eficiência de protocolo de transmissão
  • Emissões bi-direcionais para utilização em 2G, GSM ou outras redes com dados limitados
  • Tela de 5.1″ polegadas
  • HD Super AMOLED @ 1920×1080 Pixels
  • Cor com 24bits de profundidade
  • Corning Gorilla Glass 3
  • Câmara traseira de 15,9 Megapixels com Focagem automática
  • Flash Led Incorporado
  • Leitor e decodificador de códigos de barra
  • Câmara frontal de 2.1 Megapixels
  • Ambas as câmaras podem ser desativadas pelo módulo de controlo de hardware

Boeing Black

A Boeing, aquela companhia que briga com a Airbus pelo posto de maior fabricante de aviões do mundo, também lançou seu smartphone, o Black. O dispositivo integrar a linha de produtos de defesa da companhia, o que explica os recursos de segurança inexistentes em smartphones tradicionais – um deles, a capacidade de “autodestruição”.

O que o aparelho faz é eliminar todos os dados armazenados caso haja tentativas de violação, como quando alguém tenta abrir a sua carcaça.

Completam seus recursos de proteção as ferramentas de criptografia, a plataforma Android modificada para incluir políticas de segurança rigorosas e o sistema de monitoramento, capaz inclusive de bloquear o acesso ao aparelho quando há mudança irregular de software ou hardware.

No mais, o Boeing Black não difere muito dos smartphones intermediários disponíveis atualmente: o dispositivo conta com tela de 4,3 polegadas e resolução de 960×540 pixels (qHD), processador com dois núcleos Cortex-A9 de 1,2 GHz, suporte a dual SIM, LTE, slot para cartão microSD, duas portas micro-USB, PDMI (padrão de conexão não muito conhecido) e bateria de 1.590 mAh

BlackBerry Passport

Iniciamos nossa lista com o BlackBerry PRIV, que roda o sistema Android, e encerramos com o Passport, que roda o sistema operacional próprio da BlackBerry (e também aceita instalar a maioria dos aplicativos Android).

É um smartphone com design bastante diferenciado do que estamos acostumados a ver, e ainda tem um teclado físico. É o meu smartphone de uso diário. Conta com uma série de recursos de segurança, inclusive encriptação de todo o seu conteúdo e do cartão micro SD. Tem também uma configuração de hardware bastante parruda, como a tabela abaixo mostra:

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.