Legos foram onde nenhum homem jamais esteve

Três bonequinhos de Lego de alumínio viajam pelo espaço e agora orbitam Júpiter, a quase um bilhão de quilômetros de nós. Eles são os passageiros da missão Juno, da NASA, e viajam pelo espaço há mais de cinco anos. Finalmente, chegaram ao seu destino mortífero: os cinturões radioativos do maior planeta do Sistema Solar.

Os bonequinhos representam figuras dignas da sua jornada. Um deles é Júpiter, o pai dos deuses, portador de temíveis raios. A outra é Juno – ou Hera – a esposa de Júpiter, que possui uma lupa, que busca a verdade. O terceiro boneco é um humano, Galileu Galilei, que construiu um telescópio usado para observar o planeta e suas quatro principais luas – Júpiter possui mais de 60 satélites.

Lego no espaço

Vale lembrar que esses não são os primeiros legos a viajar pelo espaço. Um já havia subido à estratosfera dentro de um globo, e outros já visitaram a estação especial internacional. Porém, estes três são os que foram mais longe. Eles também não saíram barato – cada um custou 15 mil euros (R$ 60 mil reais) e estão na missão por conta de uma parceira com a NASA. Eles foram feitos de alumínio e não de plástico (como os tradicionais) para que a sua presença não interferisse nos equipamentos da nave e também para resistir a altas temperaturas.

Exploração de Júpiter

No ultimo dia 5 de julho, a sonda Juno entrou na órbita de Júpiter. Seu objetivo agora é explorar as características do planeta, ou seja, analisar a sua composição como, por exemplo, a quantidade de água existente na sua atmosfera.

Depois de completar as suas 37 voltas em torno de Júpiter, a missão, que custou US$ 1 bilhão, chegará ao fim em fevereiro de 2018. Nesta data, ocorrerá um último acionamento do motor, que provocará a destruição proposital do equipamento.

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.