Google irá ajudar no combate ao Zika vírus

O Google divulgou hoje (3) uma iniciativa para ajudar a conter a propagação do vírus zika no Brasil e na América Latina. A empresa fechou uma parceria com a Unicef para construir uma plataforma de mapeamento de dados a fim de visualizar possíveis surtos da doença.

A ferramenta reúne várias fontes, incluindo informações meteorológicos e padrões de viagens. “O grande objetivo desta plataforma de código aberto é identificar o risco de transmissão da zika para diferentes regiões e ajudar a Unicef, governos e ONGs a decidir como e onde concentrar seu tempo e recursos”, explica a empresa em seu blog oficial.

Além dessa parceria, a gigante da tecnologia também doou um milhão de dólares para a Unicef, que serão utilizados para o desenvolvimento de uma vacina contra o vírus, a erradicação do mosquito e campanhas de sensibilização.

Mais informações

Com a finalidade de auxiliar seu usuário final, o Google também anunciou hoje uma campanha online que visa proporcionar informações mais completas sobre o vírus. A ferramenta é um quadro com dados sobre sintomas, além de alertas de saúde pública que podem ser atualizados à medida em que estiverem disponíveis.

Para receber as informações sobre o vírus, o usuário precisa apenas digitar o termo “zika” no buscador do Google. Todas as referências estarão disponíveis em 16 idiomas e impactarão mais de 200 milhões de pessoas na América Latina e no Brasil.

Segundo a companhia, houve um aumento de 3000% no interesse de pesquisa em torno da zika desde outubro de 2015. Você pode visualizar essa evolução no quadro abaixo:

A epidemia da zika foi declarada uma emergência de saúde pública pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no mês passado. O Ministério da Saúde estima que, no ano passado, pode ter havido entre 500 mil e 1,5 milhão de casos de zika só no Brasil.

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.