NASA testa paraquedas supersônico para aterrisar em Marte

 

Com o objetivo de enviar seres humanos a Marte em 2030, a NASA vai testar hoje um paraquedas supersônico que deve oferecer novas tecnologias de aterragem no planeta. A experiência será realizada nesta quarta-feira, durante o lançamento de um disco voador e poderá ajudar a retardar a entrada do veículo na atmosfera do planeta, reconhecidamente mais fina do que a da Terra.

“Queremos ver se o pouso pode implantar e desacelerar o veículo de teste enquanto ele estiver em voo supersônico”, explicou o Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em um comunicado.

O disco voador de teste pesa mais de três toneladas, cerca de duas vezes o peso das naves usadas pela agência espacial para pousar com segurança em Marte. O paraquedas tem 30m de diâmetro e é, segundo o laboratório, o maior já implantado no mundo.

A nave, um desacelerador em forma de tubo e o paraquedas serão enviados a uma altitude de 37km sobre o Oceano Pacífico com a ajuda de um balão. Depois do lançamento, a espaçonave e os foguetes devem atingir os 55km em velocidades supersônicas. “Viajando em três vezes a velocidade do som, o desacelerador do disco irá inflar, retardando o veículo, e, em seguida, um para-quedas vai implantar em 2,35 vezes a velocidade do som para levá-lo para a superfície do oceano”, disse a agência.

O voo de teste será transmitido ao vivo pelo site da Nasa a partir das 14h30. Um novo voo de teste está previsto para 2016.

Via AFP

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.