O matemático John Forbes Nash Jr. cuja vida inspirou o filme “Uma mente brilhante”, morreu ontem, aos 86 anos, em um acidente de carro em Nova Jersey, informou a polícia local. Sua esposa, Alice Nash, de 82 anos, também perdeu a vida no acidente.
O casal, que morava em Princeton, estavam em um táxi quando o motorista perdeu o controle ao tentar ulltrapassar outro carro e bateu em uma mureta. Ambos foram ejetados do carro. Segundo a polícia, eles aparentemente não estavam usando cintos de segurança. O taxista foi retirado do veículo com ferimentos, mas não corre risco de vida.
Vencedor do Nobel em 1984 em economia, Nash foi pesquisador na Universidade de Princeton. Autor da Teoria dos Jogos, um ramo da matemática aplicada que estuda situações estratégicas, o matemático sofria de comportamento paranóico, em função de sua esquizofrenia, relatado em uma biografia de Sylvia Nasar e também no filme “Uma mente brilhante” (2001), vencedor do Oscar de melhor filme.
O ator Russell Crowe, que interpretou o papel de Nash no filme, se manifestou em sua conta no Tweeter: “Chocado… Meu coração está com John & Alicia & família. Uma incrível parceria, Belas mentes, belos corações”.