Morreu John Nash, que inspirou o filme Uma mente brilhante

O matemático John Forbes Nash Jr. cuja vida inspirou o filme “Uma mente brilhante”, morreu ontem, aos 86 anos, em um acidente de carro em Nova Jersey, informou a polícia local. Sua esposa, Alice Nash, de 82 anos, também perdeu a vida no acidente.

O casal, que morava em Princeton, estavam em um táxi quando o motorista perdeu o controle ao tentar ulltrapassar outro carro e bateu em uma mureta. Ambos foram ejetados do carro. Segundo a polícia, eles aparentemente não estavam usando cintos de segurança. O taxista foi retirado do veículo com ferimentos, mas não corre risco de vida.

Vencedor do Nobel em 1984 em economia, Nash foi pesquisador na Universidade de Princeton. Autor da Teoria dos Jogos, um ramo da matemática aplicada que estuda situações estratégicas, o matemático sofria de comportamento paranóico, em função de sua esquizofrenia, relatado em uma biografia de Sylvia Nasar e também no filme “Uma mente brilhante” (2001), vencedor do Oscar de melhor filme.

O ator Russell Crowe, que interpretou o papel de Nash no filme, se manifestou em sua conta no Tweeter: “Chocado… Meu coração está com John & Alicia & família. Uma incrível parceria, Belas mentes, belos corações”.

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.